quinta-feira, dezembro 29, 2011

Um feliz 2012



2011 foi um ano de grandes desafios. Desejo um 2012 de grandes realizações e saúde a todos. Julio Rezende. Segue imagem do sertão mágico do Rio Grande do Norte. Foto de 27 de dezembro de 2011, últimos raios de sol desse dia.

sexta-feira, novembro 18, 2011

Orientação à felicidade (por Julio Rezende)


            Existe a necessidade de a administração contribuir para elevar a consciência, seja nas organizações ou na sociedade. Quando uma empresa fabrica um excelente produto, ela está contribuindo para elevar o estado de consciência de seus clientes à medida que permite uma experiência positiva e de satisfação. Assim é também com uma organização pública  como uma secretaria municipal de trânsito que interessa-se por manter suas ruas sem buracos proporcionando uma boa atividade de condução de veículos.
            Ao municípios e estados não se empenharem em melhores indicadores de combate à violência, educação, saúde, mobilidade, a consequência ocorre uma situação na qual se experiencia um estado de consciência mais baixo, as pessoas ficam mais negativas.
            Desse modo, o processo da sustentabilidade das organizações não deve ser apenas uma dinâmica exclusiva das organizações, mas de busca da transformação das condições sociais e econômicas . Desse modo, a busca de um status de se ter uma experiência de estados de consciência mais elevados deve observar as condições institucionais que favoreçam a dinâmica das empresas.
            Experienciar estados elevados de consciência nada mais é do que se vivenciar a felicidade. Fundamentalmente é necessário que se busque busque proporcionar experiências positivas nas organizações. Pois quando tivermos valores nas organizações que orientem as pessoas à felicidade isso se traduzirá em um melhor atendimento, em maior fidelizamento e progresso das organizações.
            Portanto, mostra-se importante desenvolver mecanismos que favoreçam a sensibilização dos gestores no sentido de se organizarem para requisitarem condições institucionais mais favoráveis ao florescimento de organizações. Ao mesmo tempo, devem também ser agentes de transformação dos ambientes de trabalho no sentido de construir ambientes nos quais a felicidade seja uma possibilidade. 

segunda-feira, novembro 14, 2011

Fotos de palestra de Julio Rezende em Brasília sobre Comunicação Corporativa, Novas Mídias e Inovação para a Caixa



"Desafios ao ensino da administração" - Julio Rezende


         Às vezes a literatura de administração não é percebida como útil pois está distante do dia-a-dia dos estudantes de administração. Desse modo, é como se o que é dito não ressoasse, pois não encontra um campo fértil para as teorias organizacionais serem absorvidas.
         Talvez foi por isso que não tenha lido Peter Drucker em minha graduação, apesar da indicação dos professores. Simplesmente, de modo explicativo, essas teorias não ressoavam em minha vida e não conseguia ver de modo prático a aplicação desses pensamentos gerenciais.
         Em administração o professor necessita empreender um esforço junto ao estudante quanto a auxiliá-lo na construção de um modelo mental quanto ao que seja uma empresa.
         Para um estudante de administração, um conhecimento pode ser melhor aproveitado ao ser  apresentado enquanto um tema que possui uma aplicação pessoal, isto é às circunstâncias de sua vida, ao modo como ele lida com desafios.
         Portanto, muitas vezes uma banda ou um músico, ou até mesmo um poeta ou um pensador tem mais a ensinar ao estudante de negócios que os teóricos da administração.
         Em locais  nas quais as condições institucionais são precárias - condição essa expressa em poucas oportunidades de estágio e emprego - muitas teorias podem soarem distantes.
         É lovável a ação de professores que conseguem transmitir à mente de seus estudantes um status de experiências comuns ao estudante de negócios inseridos e outras economias mais desenvolvidas.
         Muitas vezes a teoria de negócio pode ser útil para constituir uma "experiência de negócio", mesmo advinda a partir de uma experiência teórica e não-prática.
         Aqueles que já possuem uma experiência de mercado, deteriam uma familiaridade maior com as teorias de negócio, pois já observaram situações similares ou com alguma semelhança com o que é dito em seus locais de trabalho. Portanto, recomendo uma teoria prática urgentemente.
         Contudo, um risco da experiência prática é se tornar um grande competidor em termos de consumo de horas em relação ao estudo. Tempo que fará falta ao momento de estudo.
Percebe-se a necessidade de um esforço em construir uma sintonia entre o professor e o aluno.
         O professor deve esforçar-se em identificar teorias/ modelos de pensamento que sejam próximos à realidade social dos alunos, que não necessariamente são teorias de administração, mas que fala de circunstâncias, situações e experiências que sejam úteis à construção de um status de autoconfiança, de modo aos estudantes se sentirem encorajados a construir um pensamento teórico acerca da administração.
         Aos alunos cabem: 1) um esforço de busca de uma experiência prática; 2) o desenvolvimento de um status de compromisso com a leitura; 3) aqueles que trabalham devem se policiar ao tempo de estudo não ser consumido pelo tempo de trabalho; 4) apresentar o diálogo com o professor sobre o status das teorias apresentadas, informando se essas fazem sentido às suas realidades pessoal e profissional e sob a pertinência de aplicação dos mesmos.
         Ao mesmo tempo, se não estudarmos as teorias organizacionais não conseguiremos lidar com a compreensão da realidade das organizações em interação no ambiente institucional.
         A construção do conhecimento gerencial é urgente caso desejemos construir uma sociedade melhor.

quinta-feira, novembro 10, 2011

V Seminário em Busca da Excelência e IV Congresso Paraibano da Qualidade movimentará gestores e interessados em qualidade da capital paraibana


O Programa Paraibano da Qualidade - PPQ, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, SEBRAE-PB e FIEP, irá realizar nos dias 16 e 17 de Novembro de 2011, no Auditório da FIEP João Pessoa, o V Seminário Regional em Busca da Excelência e IV Congresso Paraibano da Qualidade (SEBE), evento que vem se consolidando ao longo dos anos, conquistando a credibilidade do público pela qualidade e temática abordada.
O SEBE abordará o tema Estratégias e Planos que tem por finalidade propiciar o benchmarking entre diversas organizações, as quais irão apresentar as estratégias que possibilitaram o alcance de resultados satisfatórios e conduziram-nas ao sucesso. O Evento será totalmente gratuito e estima-se a participação de um público de 300 pessoas, sendo elas associadas do PPQ, Empresários em geral e pessoas interessadas pela área da Qualidade.
Dentro da programação haverá palestras, debates, apresentação de cases de sucesso do Prêmio Nacional da Qualidade, Prêmio MPE Brasil e Prêmio Mulher de Negócios. O evento contará com palestrantes renomados e profissionais de destaque que trarão informações essenciais direcionando as empresas a articularem as suas decisões e ações.
Confira abaixo a programação completa do evento:
Dia 16/NOV/2011
17:00 Credenciamento
18:00 Coquetel de recepção
18:30 Abertura (FNQ e FIEP)
19:00 Palestra Gestão Estratégica
21:00 Vencedor do PNQ
22:00 Encerramento
DIA 17/NOV/2011
08:00 Abertura (SEBRAE, PPQ e Gespública)
09:15 Vencedor Nacional do MPE Brasil
10:15 Painel: 2 vencedores estaduais do MPE e as 2 vencedora do Prêmio Mulher de Negócios
11:15 Palestra Gestão Estratégica no Setor Público
12:15 Intervalo
13:15 Vencedor do Gespública
14:15 Caso de sucesso - Vencedor Nacional do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho
15:15 Palestra – Gestão de Estratégias Sustentáveis (Julio Rezende)
16:15 INTERVALO
16:45 Mesa de debates
17:45 Sorteio
18:00 ENCERRAMENTO
Para efetuar sua inscrição acesse diretamente o site: aqui
Para maiores informações, entre em contato pelo telefone:(83)3244-1888 ou pelo E-mail: eventos@ppq.com.br

quarta-feira, outubro 19, 2011

O papel do gestor de pessoas na orientação e desenvolvimento de carreira

Julio Rezende




É responsabilidade do gestor de pessoas a elaboração de uma política de desenvolvimento de pessoal.

É notório dizer que a política de desenvolvimento de pessoal se acopla ao planejamento estratégico da empresa, assim como ela visualiza o seu desenvolvimento de novas competências de sua equipe e dos gestores.

A política de desenvolvimento de pessoal deve apresentar orientações ao desenvolvimento de carreiras.

O desenvolvimento de carreiras estruturadas justifica os seus colaboradores se dedicarem mais à organização gerando assim maior comprometimento. Contudo, a existência de carreiras estruturadas é mais percebida em organizações públicas e médias e grandes empresas.

Os gestores de recursos humanos devem apresentar orientações aos funcionários desenvolverem uma carreira "viva", isto é cheia de significado e na qual os indivíduos encontram-se permanentemente motivados ao desenvolvimento de novas competências e habilidades.

É importante que funcionários se percebam enquanto profissionais que necessitam manter suas carreiras vivas e permanente diálogo com o mercado, com novas tecnologias.

Um setor responsável pela gestão de pessoas deve-refletir sobre a adoção de técnicas de mentoring e coaching.

O coaching se relacionaria ao desenvolvimento de orientações, através de um coordenador ou alguém em um nível hierárquico superior, ou especialmente preparado para esta função, à transmissão de capacidades ou técnicas que melhorem as capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos organizacionais ou do indivíduo. Muitas vezes essas metas pessoais ou de interesse da empresa pode estar expresso ou ser construída via um Plano de Ações.

O mentoring envolve designar um funcionário mais experiente, um gerente ou diretor, ou até mesmo aposentado para apresentar àqueles que entram na organização, orientações para a construção da carreira.

Desse modo, cabe aos gestores e aqueles responsáveis pelo desenvolvimento de pessoal a identificação das orientações ao bom aprimoramento do indivíduo no contexto da empresa.

quarta-feira, outubro 12, 2011

Humana administração - Julio Rezende


            Muitas vezes as dinâmicas de negócio podem ter muito mais a nos ensinar sobre as dinâmicas da vida do que uma aula de filosofia.

            As dinâmicas micro e macroeconômicas podem ser conselheiros mais importantes que qualquer livro de autoajuda.

            Desse modo, o conhecimento acerca de administração pode se revelar um conhecimento para a vida e não apenas para as organizações.

            Se aprendermos a como organizar melhor nossas empresas estaremos colhendo também subsídios e elementos sobre como administrarmos melhor nossas vidas.

            Observar estratégias adotadas por empresas e seus líderes podem revelar estratégias que também podemos adotar para a nossa vida. Portanto, a administração não se trata apenas de um conhecimento para as organizações, é um conhecimento para a vida.

            Com a administração procuramos trazer ordem para o mundo e se conseguimos isso conseguimos promover a qualidade de vida das pessoas e a paz.

            É por isso que a administração, em um certo nível, pode se revelar existencial,  filosófica. O que falta é um pouco de esforço em perceber esse conhecimento como tal.

            De certo modo, vida e o pensamento administrativo, no que se refere sobre refletir sobre as organizações, não são e não devem ser dois enclaves dissonantes, que caminham em sentidos opostos. São sim dinâmicas que ocorrem de modo integrado.

            Assim, em contrapartida, disserto sobre tudo isso para dizer que devemos manter um estado de atenção em nossas vidas, pois muito do que observamos em nosso dia-a-dia também pode lançar importantes subsídios para pensar o contexto organizacional e do trabalho.

            É nesse sentido, que busco na administração elementos que propiciem reflitir sobre como organizar-me e identifico nas circunstâncias da vida elementos para incorporar às minhas práticas nas organizações.

The magic music of Brazilian Sertão and the starting of a cultural economy



The magic music of Brazilian Sertão and the starting of a cultural economy

Julio Rezende

A music that emerges from the woods? A new economy borning from symbolic elements? This now is happening in Brazilian countryside. This article describes the experience provided by the music created by the brazilian musician Elomar Figueira Mello, more knowed as Elomar. The music of Elomar was influenced by the environment that he lives: a large area knowed as sertão.

How to explain the  sertão? This is a dry place like a desert that makes remember places like New Mexico, Texas, Baja California, Atacama and others. In Brazil, the Sertão is a large area with more than one million of square kilometers located in the countryside of Northeast region. These environment favors the nurturing of a special culture that we will call "sertaneza". The aim of this research is to think how this new culture is starting in Brazilian Northeast.

Elomar saw in the brazilian countryside an oportunity to describe common behaviors of "vaqueiros" (brazilian cowboys) and their works with cows and goats sorounded by many kind of cactus and a landscape knowed as caatinga that mean "white field", a scenario that describe the period when the rains ceases and the plants becomes dry. His music express also the difficulties about absense of public policies that encourages the economic activies in countryside during 70's and 80's. His firts album " Das barrancas do Rio Gavião" was released in 1972. Some videos and musics of Elomar can be seen in Youtube. The Youtube can be identified as an important tool of promotion of Elomar music. Nowadays, it is been observed in Brazil the rise of a new economy: the cultural economy, and Elomar has oriented some strategies to share his music through it.

The main characteristic of the cultural economy was the transformation of the culture in business. In this perspective the artist perceives that is necessary develop new ways to spread its artist works. Some possible activities are: 1) the use of social networks; 2) linking of the artistic activity with academic research; 3) the linking with social and environmental and educational projects letting stronger the sustainable perspective; 4) development of projects that are be submitted to public and private financing. So, in a cultural economy perspective the artistic object is been perceived by a broader way a starting point of new possibility. Also, in the cultural economy, it is possible notice new paths of music sharing nurturished by information and comunication technologies (ICTs) such as blogs, virtual communities, websites, Facebook, virtual stores and others.

Our research was developed listening the music of Elomar a tons of times trying to identify how he catch the rural countryside soul of sertão registering the collective unconscious and the archetipical expressions, according of Carl Jung theory and model. So, from this point, embebed by his music, Elomar create a music that permits a deep experience of imersion in the soul of sertão in the listener. Elomar develops a self-recursive experience of culture. His music self creates a state of consciousness that enforces and motivates the artistic creation that nurturish this cycle again.

From this state of artistic enchantement, I felt invited to visit Elomar in his land, the city located from 550 kilometers from the capital of Bahia State, Salvador. Where three travels to see their concert, visit his farm, know his projects and interview him between 2007 and 2011.

Making a deeper auscult of Elomar music, it is possible perceive the embebeddeness of very vivid cultural aspects. His music is related with expression of ancient elements memories of colonizations of iberians and their way of life influenced by symbols and places such as castles, kings, princess, and knighters of medieval times. In these songs there are many symbols of medieval times recorded in unconscious levels. The music of Elomar also expresses the work of agroworkers that needs to lead every day with many kinds of activies of a farm with few economic and technological resources. About the challenges of rural area, some individuals had developed many ways to survive finding the support and meaning in religion.

In june 2, 2007 was founded the Fundação Casa dos Carneiros (House of the Lambs Foundation), an example of the effort about the development of new approaches to deal with rural economic sustainability. The Casa dos Carneiros was adaptance of the Farmhouse that transform a dining room in a theater untitled Lirica Mineira. From this characterization, Elomar prepared in Vitoria da Conquista the transformation of his farm in to a cultural center. There are happening theater presentations, arts expositions and – obviously – music concerts. There is a schedule during the whole year with cultural events.

People from different regions of Brazil are going to Vitoria da Conquista searching this kind of knowledge and the experience of special states of consciousness. The events are creating a new cultural economy in Vitoria da Conquista area, something also important to touristic activity.

This cultural hotspot happening in Vitoria da Conquista represents an interesting case to study because this kind of expression can be developed and shared in another places. We believe that this kind of experience would be supported by government like a strategy of improve cultural memory of communities.

We believe, from this point, that is interesting relate this experience about the strategies would be shared to another regions such the experience developed in the State of Rio Grande do Norte, in the city of Caiçara do Rio dos Ventos, in the ranch of Instituto Boa Sorte (Good Luck Institute).

So, the way adopted to share culture and build a cultural economy assets are been spread. One example is the Instituto Boa Sorte in Rio dos Ventos city.

In the Instituto Boa Sorte is trying to develop the event called cantorias. The cantorias is a kind of music expression when some acoustic guitarists become together to share old and peculiar musics of the region during the night. Instituto Boa Sorte can been seen such as a kind of collateral effect of experience of Casa dos Carneiros.

So, Casa dos dos Carneiros and Instituto Boa Sorte are examples about what would be done as a tool to promote the sharing of cultural economy assets in a society. We believe tha this kind og action would contribute to better quality of life and citizenship through the cultural experience. This kind of formula is becoming stronger and also need to be nurturished by government and companies. From our research, we identify that this kind of experiences is important to conservate the culture in Northeast of Brazil sometimes eclipsed by the mainstream media.

quinta-feira, outubro 06, 2011

Projetos do Instituto de Inovação e Sustentabilidade


O Instituto de Inovação e Sustentabilidade tem desenvolvido um conjunto de ações e atividades que vêm sendo empreendidas desde de 2008, com destaque às seguintes:

- realização das palestras ''Cultura de Inovação e Sustentabilidade'',

- operacionalização do projeto Casa com PET, e

- operacionalização da incubadora Núcleo de Incubação Virtual de Organizações - NIVO.

A seguir apresenta-se a caracterização de cada um desses subprojetos voltados à criação de uma cultura de inovação e sustentabilidade.

As palestras ''Cultura de Inovação e Sustentabilidade'' já atingiram um público total de 5000 pessoas. Foram 8 palestras em 2009, 34 em 2010 e 12 palestras em 2011 até o mês de outubro de 2011. Está sendo estabelecida parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e SEBRAE/RN para ampliar a realização das palestras no RN.

O projeto Casa com PET possui parceria com as prefeituras de Caiçara do Rio dos Ventos, Bom Jesus e Angicos. Possui parceria também com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) que tem interesse em implantar iniciativas do projeto Casa com PET nos campus de Mossoró, Pau dos Ferros e Carnaubais (RN). O projeto consiste na aplicação das garrafas PET a processos construtivos de habitação populares.

A incubadora Núcleo de Incubação Virtual de Organizações - NIVO trata-se de uma incubadora virtual voltada ao fomento do empreendedorismo. O Núcleo de Incubação Virtual de Organizações (NIVO) é uma incubadora de empresas na modalidade virtual funcionando na Executiva Virtual na rua Ipanguaçu, 1123, Tirol, Natal (RN). Trata-se da primeira incubadora privada em funcionamento no estado do Rio Grande do Norte. Funcionando na modalidade virtual apóia o surgimento e consolidação de novos negócios atuantes em várias regiões e segmentos no RN.
A iniciativa adota como diferencial o uso de uma infraestrutura já existente da organização parceira Executiva Virtual. A partir dessa cooperação a incubadora oferta serviços de escritório virtual com endereço de caixa postal para as empresas, salas de reunião e realização de atividades presenciais, atendimento telefônico e de fax e de secretária.
Ao longo do ano de 2010 a apresentação do Núcleo de Incubação Virtual de Organizações (NIVO) em mais de 30 palestras atraiu o interesse de algumas empresas que têm recebido apoio da iniciativa.
            O NIVO é mantido pelo Instituto de Inovação e Sustentabilidade e está estabelecendo novas parcerias com organizações como o SEBRAE, FAPERN e Instituto Euvaldo Lodi.
A missão do NIVO é ser uma incubadora de excelência no apoio à inovação e consolidação de empresas modernas e competitivas inseridas no estado do Rio Grande do Norte proporcionando a conquista de novos mercados. O NIVO possui os seguintes objetivos:
- apoiar técnica e gerencialmente as empresas inovadoras;
- disponibilizar serviços técnicos especializados;
- disponibilizar informações técnico/ gerenciais;
- fortalecer a capacitação empreendedora;
- transferência de inovações e pesquisas das universidades;
- divulgar as empresas inovadoras em funcionamento no NIVO;
- desenvolver ações associativas e compartilhadas.

Alguns serviços ofertados pelo NIVO são:
- atendimento de secretária;
- escritório virtual com endereço de caixa postal para as empresas,
- salas de reunião e realização de atividades presenciais,
- atendimento telefônico e fax;
- capacitação, treinamento e formação gerencial e tecnológica dos empreendedores;
- promoção e divulgação da incubadora e dos empreendimentos incubados através da internet, de eventos e de feiras de negócio, permitindo a troca de informações e de experiências além de propiciarem o surgimento de novos negócios;
- Prospecção de oportunidades de financiamento público e privado favorável aos empreendimentos participantes do programa de incubação/ capital de risco;
- geração de novos relacionamentos empresariais;
- promoção das empresas;
- viabilização de acesso a informações.