domingo, abril 24, 2011

Guerra entre municípios para abrigar fábrica de iPads

Lino Rodrigues, O Globo


A confirmação de que a Foxconn, maior exportadora da China, vai produzir no Brasil a segunda geração do tablet da Apple, o iPad 2, abriu uma guerra entre municípios pelo investimento bilionário, de acordo com reportagem de Lino Rodrigues publicada na edição deste domingo do Jornal O Globo.
Maior fabricante de eletrônicos do planeta, a taiwanesa Foxconn acenou com um desembolso de até US$ 12 bilhões. Pelo menos duas cidades da região de Campinas saíram à caça desse dinheiro: Jundiaí, a cerca de 60 quilômetros de São Paulo, e a vizinha Indaiatuba.
Ambas já abrigam unidades da multinacional. Ao contrário de Indaiatuba, que confirma ter apresentado um pacote de isenções, Jundiaí negocia em silêncio.
Conhecida por não isentar de tributos empresas que se estabelecem no município, a Prefeitura de Jundiaí negocia em segredo um pacote de benefícios para trazer a nova linha de produção da Apple para a cidade. Na semana passada, em uma nova reunião com representantes da Foxconn, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ari Castro Nunes Filho, admitiu que o "namoro" com os chineses começou há pelo menos um ano e meio.
O encontro, segundo fontes que acompanharam a reunião, também serviu para a prefeitura pedir que os chineses abrissem o conteúdo das outras propostas, para que pudesse igualar ou melhorar os benefícios para garantir os investimentos no município.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/04/24/guerra-entre-municipios-para-abrigar-fabrica-de-ipads-376323.asp

quarta-feira, abril 20, 2011

Dia da Terra: 22 de abril.

No dia 22 de abril comemora-se o dia da Terra. Várias partes do mundo estão organizando manifestações para marcar a data. No Rio Grande do Norte o Instituto de Inovação e Sustentabilidade tem estimulado que esta data seja lembrada.

Desde 1970, os norte-americanos comemoram o Dia da Terra. A data foi criada pelo senador Gaylord Nelson, que realizou, na ocasião, o primeiro protesto contra a poluição, nos EUA. A partir da década de 90, a proposta começou a se disseminar pelo mundo e, hoje, várias iniciativas isoladas aproveitam o dia 22 de abril para pensar sobre as principais demandas do planeta.
Com foco no aquecimento global, os eventos relacionados à data pretendem estimular as pessoas a ligar para seus governantes, no dia 22, e cobrar por medidas - urgentes e eficientes - que controlem as mudanças climáticas.
Desde 2009 o Instituto de Inovação e Sustentabilidade comemora a data no Rio Grande do Norte. Tendo em vista o feriado do dia 21, a iniciativa de comemorar a data em 2011 ocorrerá via Twitter através do Hashtag #diadaterra. Acreditamos que assim a amplitude do impacto da mensagem de conscientização do dia e dos desafios da sustentabilidade sejam ampliados. Mais informações em www.twitter.com/juliofdrezende.
Contatos com o professor Julio Rezende:(84) 9981-8160.

terça-feira, abril 05, 2011

Experiência da FAPERN no financiamento de projetos de inovação será destaque em na Conferência Internacional de Gestão da Tecnologia em Miami (Estados Unidos)

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) será destaque na Conferência Internacional de Gestão da Tecnologia (IAMOT 2011) em Miami, Estados Unidos (13 de abril). Na oportunidade o professor da UERN, e doutorando em administração da UFRN, Julio Rezende, apresentará levantamento sobre o investimento da FAPERN em projetos inovação de empresas em atuação no RN.
Esta pesquisa realizada no segundo semestre de 2010 avaliou os projetos financiados pelo Programa Subvenção à Inovação Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas do RN (INOVA/RN) operacionalizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).
Foram avaliadas 41 empresas. A pesquisa identificou que o fomento empresarial foi considerado como de elevada contribuição (67%) para tornar a empresa mais competitiva. Na avaliação dos empresários o maior impacto do financiamento refere-se à possibilidade de geração de novos produtos ou serviços. As empresas beneficiadas encontram-se nos setores de agroindústria (41%), software (23%), construção civil (10%), turismo (8%). os projetos são principalmente nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, geoprocessamento e automação (40%), melhoria do processo produtivo e da qualidade (25%) e desenvolvimento de novos materiais (19%).
A pesquisa é importante em um momento no qual a FAPERN se prepara para lançar um novo edital de fomento às inovações no primeiro semestre de 2011.
O PAPPE é um programa destinado ao apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos, elaboração de planos de negócios e estudo de mercado, prioritariamente em empresas de base tecnológica, sob a responsabilidade de pesquisadores que atuem diretamente ou em cooperação com as mesmas.
Informações sobre a FAPERN: www.fapern.rn.gov.br
Informações sobre Julio Rezende: www.juliorezende.com
Informações sobre o Instituto de Inovação e Sustentabilidade: www.inovarsustentavel.org
Informações sobre o evento: www.iamot2011.org