quinta-feira, outubro 10, 2013

Palestra e curso sobre inovação de Julio Rezende em Natal e Mossoró (RN)

Julio Rezende esteve realizando palestra sobre inovação e empreendedorismo nos cursos técnicos para os alunos do IFRN Zona Norte de Natal no dia 25 de setembro de 2013.



Julio Rezende também ministrou curso sobre Ambientes Inovativos para empreendedores de Mossoró (RN) nos dias 1, 2 e 4 de outubro de 2013. O curso faz parte do projeto PRO-INOVA empreendido pelo SENAI e com parceria com o SEBRAE.



Julio Rezende considera entusiasmante a oportunidade de irradiar os temas de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade em vários locais.

sexta-feira, agosto 16, 2013

Palestra sobre inovação e sustentabilidade realizada por Julio Rezende na Escola Estadual Abel Coelho em Mossoró em 16 de agosto de 2013

Palestra sobre inovação e sustentabilidade realizada por Julio Rezende na Escola Estadual Abel Coelho em Mossoró em 16 de agosto de 2013.


segunda-feira, agosto 12, 2013

Palestra sobre inovacao e sustentabilidade



O professor Julio Francisco Dantas de Rezende da UERN ministrará palestra na escola estadual Abel Coelho na cidade de Mossoró. A palestra acontecerá no dia 16 de agosto de 2013. 

A palestra faz parte do projeto "Cultura de Inovação e Sustentabilidade" que busca irradiar experiências  sobre o tema para diferentes públicos.

Trata-se também de uma forma de divulgar o Grupo de Pesquisa em Inovação, Consciência, Cultura e Sustentabilidade (GRUPIX) e o Instituto de Inovação e Sustentabilidade.


Frases sobre inovação



"As organizações são os grandes veículos de inovação."
Julio Francisco Dantas de Rezende

"Os jovens precisam aprender a desenvolver seu potencial criativo. Eles precisam acreditar em seu pode pessoal."

Julio Francisco Dantas de Rezende


"É importante a arquitetura dos estados de consciência. Isso serve para pessoas, organizaçÕes e eventos."

Julio Francisco Dantas de Rezende




Economia cultural e gestão



É necessário se fazer inovação, gestão e administração com arte! O que fazemos tem que ter um comportamento estético, uma assinatura. 

O que fazemos tem que transmitir algo, uma mensagem!

A nosso vida, os nossos negócios, os nossos produtos têm que transmitir isso!

Julio Rezende


quinta-feira, abril 04, 2013

Fórum:"Empresa de vanguarda deve ser sustentável", diz palestrante

O tema está na moda: sustentabilidade. Todos discutem como produzir mais, ter lucros e não esquecer do papel consciente perante a preservação do mundo em que vivemos. De olho nessa tendência, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi) promoveu a abertura nesta quarta-feira do Fórum Piauí +20.



A palestra de abertura do evento, que vai durar por toda esta quarta-feira com debates e comunicações, recebeu o título: “Cultura da Inovação e Sustentabilidade para a Indústria. O condutor das discussões foi o administrador potiguar Júlio Francisco Dantas de Rezende.
Em Teresina, o especialista falou sobre a busca pela conscientização sobre a importância de indivíduos, sociedade, empresas e organizações públicas incorporarem no seu dia-a-dia práticas voltadas à sustentabilidade e inovação.
“A criação da cultura organizacional acontece através de ações educativas. Todas querem ser indústrias de vanguarda e para ser de vanguarda a empresa tem que pensar através do desenvolvimento sustentável”, aconselhou o palestrante.

A iniciativa tem por objetivo debater os impactos, no âmbito estadual, das recomendações e conclusões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
O Fórum vai envolver temas ligados a “Sustentabilidade da Renda e da Produção”. O presidente da Fiepi, Antônio Moraes Souza Filho, avalia que a indústria tem um papel fundamental na área sustentável.
“Atualmente, não há mais lugar para o lucro irresponsável. É preciso que se pense num crescimento sólido pautado no respeito a natureza, na economia de recursos e na justiça social. O Piauí é um Estado que almeja crescimento e a FIEPI abre suas portas para que empresários e sociedade discutam as novas maneiras de produção sustentável”, avalia.
No Piauí, as indústrias também já se adequam as novas exigências do mercado. Fábricas de confecção, bicicletas, torrefação de café, entre outras, já possuem um processo produtivo mais limpo.
“A sustentabilidade esta baseada no binômio desenvolvimento e meio ambiente. As empresas não devem estar focadas só nos lucros, que é claro que devem ser o desejo das organizações, mas cada um tem seu papel na sociedade e este papel deve ser cumprindo com responsabilidade”, explica Júlio Francisco Dantas de Rezende.

Sobre o palestrante
Júlio Francisco Dantas de Rezende é palestrante nas áreas de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento humano. É administrador, psicólogo e autor de livros premiados. É presidente do Instituto de Inovação e Sustentabilidade, professor da Universidade Estadual do Rio Grande Norte (UERN).\

Fonte: Lívio Galeno
liviogaleno@cidadeverde.com
http://www.cidadeverde.com/quot-empresa-de-vanguarda-deve-ser-sustentavel-quot-diz-palestrante-em-forum-129269

domingo, março 31, 2013

Palestra de Julio Rezende no Evento Piauí+20 será dia 3 de abril de 2013


Sustentabilidade é tema de Fórum na FIEPI


As indústrias do país estão cada vez mais atentas a sustentabilidade, conceito baseado em aspectos econômicos, sociais e ambientais. Alinhado a esse pensamento, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, promoverá no início do próximo mês o Fórum Piauí + 20.

A iniciativa  tem por objetivo debater os impactos, no âmbito estadual, das recomendações e conclusões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

Os dias 03 e 04 de abril abrigarão discussões, envolvendo a temática “Sustentabilidade da Renda e da Produção”. O presidente do Sistema, Zé Filho, avalia que a indústria tem um papel fundamental na área sustentável. “Atualmente, não há mais lugar para o lucro irresponsável. É preciso que se pense num crescimento sólido pautado no respeito a natureza, na economia de recursos e na justiça social. O Piauí é um Estado que almeja crescimento e a FIEPI abre suas portas para convidar o empresariado e a sociedade a discutir as novas maneiras de produção sustentável”, avalia.

No Piauí, as indústrias também já se adéquam as novas exigências do mercado. Fábricas de confecção, bicicletas, torrefação de café, entre outras, já possuem um processo produtivo mais limpo.

Para o presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente da FIEPI - COTEMA, Natanael Silva, houve uma mudança de pensamento na indústria. “Assim como as demais camadas sociais, a classe empresarial tem estado atenta às mudanças de comportamento relacionadas à preservação, a sustentabilidade e a convivência harmoniosa com o meio ambiente. Esse comportamento é o reflexo de uma grande mudança que tem ocorrido nos últimos tempos. É uma mudança de atitude, de compromisso e responsabilidade. A classe empresarial tem consciência da importância do tema”, afirma.

Profissionais com trabalho reconhecido na área da sustentabilidade ministrarão palestras durante o Ciclo de Debates do Piauí + 20. O professor Júlio Francisco Dantas Rezende, presidente do Instituto de Inovação e Sustentabilidade, e o doutor em Planejamento Energético, Alexandre Louis D’avignon, são alguns dos participantes do evento, que acontecerá no auditório Senador Fernando Bezerra na FIEPI.

Palestra realizadas no primeiro trimestre de 2013

Palestra "Cultura de Inovação e Sustentabilidade"realizada em Garanhuns (PE) na Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA).





Palestra "Cultura de Inovação e Sustentabilidade"no I Seminário de Práticas Empreendedoras - 27 de março de 2013.






quarta-feira, março 13, 2013

Lançamento do livro "A Música e o Sertão Absoluto: a Experiência no Cancioneiro de Elomar Figueira Mello" de autoria do professor Julio Francisco Dantas de Rezende


Data: quinta-feira - 14 de março de 2013
Horário: 19h30m.
Local: Livraria Queima Bucha no centro de convivência da UFERSA

                  No dia da poesia quinta-feira (14 de março de 2013) aconteceu na livraria Queima Bucha no centro de convivência da UFERSA às 19h30 o lançamento do livro "A Música e o Sertão Absoluto: a experiência no cancioneiro de Elomar Figueira Mello" de autoria do professor da UERN Julio Francisco Dantas de Rezende.
                  A música do violonista de Vitória da Conquista, Elomar Figueira Mello é um exemplo de uma expressão cultural que bebe das experiências de observação do sertão. Sua lida com bodes e cabras; o observar da alvorada serve de elemento de inspiração à sua música. Assim como ele, são muitos os músicos, poetas, pintores, artesãos que têm na natureza a alegoria para cantar, escrever e pintar uma interpretação deste mundo natural.
                  Em um tempo de seca no Nordeste ainda são maiores os questionamentos do homem do sertão sobre sua sina e os mitérios de Deus. A música de Elomar consegue traduzir isso: esse diálogo do homem com o ambiente, com o cosmo.
                  O livro do professor Julio Rezende identifica na música de Elomar Figueira Mello alegorias para se refletir sobre o humanismo; sobre a trajetória do sertanejo no tempo atual e sua auto-reflexão.
                  No livro o escritor procura resgatar a história de Elomar, suas escolhas, seu voto de comprometimento com a música que capta a alma do sertão. Narra no livro sua jornada pessoal ao escutar as composições; sobre como elas atiçam a imaginação fazendo lembrar o sertão como um lugar de integração do indivíduo com o meio ambiente, com o universo, com Deus. Narra ainda sua viagem à Vitória da Conquista, o encontro com Elomar e a geografia física e humana do sudoeste bahiano, o sertão de Elomar.
                  Eis o comentário do escritor David Leite sobre o livro "A Música e o Sertão Absoluto" de Julio Rezende:

O livro de Júlio Rezende traz em seu âmago o mérito de alargar nossa percepção sobre a rica e vasta produção de Elomar Figueira Mello. É como se ele, Júlio, na condição de professor, apresentasse didaticamente, diversos ângulos que o conjunto da obra suscita. No entanto, Júlio adverte, logo de partida, que seu trabalho não se propõe a uma análise de cunho científico, mas  sim, “um relato de uma experiência em contato com a música”, que o fez admirador da capacidade do compositor em explicar o que seja o sertão, esmiuçando o espectro do imaginário coletivo que paira sobre a caatinga, como se fora nuvens carregadas de um inverno sempre esperado. (David de Medeiros Leite - Professor da UERN).








segunda-feira, fevereiro 25, 2013


Em 2013 tivemos o cuidado de planejar e pesquisar conhecimentos sobre novas palestras e cursos com o poder de proporcionar transformações significativas em indivíduos e organizações.
            São 5 as áreas de palestras e cursos de Julio Rezende:
            - inovação,
            - Sustentabilidade,
            - Cultura e criatividade,
            - Consciência e liderança e
            - Administração e empreendedorismo.

As palestras de Julio Rezende



            Nosso objetivo é desenvolver novas competências para um mundo sustentável e próspero.

Público-alvo
            As palestras de Julio Rezende são direcionadas ao desenvolvimento de líderes, empresas, organizações públicas, estudantes e comunidades.

As Palestras
            As palestras de Julio Rezende refletem sua formação acadêmica e atuação no campo da administração e da psicologia. Há um compromisso em desenvolver um novo modelo de pensamentoe construção de uma nova sociedade.
Palestra “Gestão da Inovação”
            A palestra "Gestão da Inovação" convida a se pensar a inovação e a criatividade enquanto recurso a ser gerenciado para a promoção da sustentabilidade dos negócios.
Palestra “Inovação na Gestão Pública”
            Explora a aplicação da inovação e da sustentabilidade às organizações públicas. A sustentabilidade governamental envolve a eficiência do gasto público, a valorização do servidor, a eficiência energética, o uso responsável de recursos e projetos inovadores.
Palestra “Novos desafios ao administrador”
            A palestra busca estimular que os profissionais de administração percebam novas oportunidades de atuação e mercado.
Palestra “Administração e Empreendedorismo”
            A palestra visa Incentivar os participantes na identificação e na busca do comportamento empreendedor.
Palestra “Auto-liderança: o líder de si mesmo”
            A palestra discute que a atenção à consciência deve ser o principal ponto na agenda de executivos e empreededores.
Palestra “Gestão da boa sorte”
            A palestra argumenta que um comportamento de boa sorte pode ser construído e de modo intencional.
Palestra “2013: um novo tempo”
            A palestra enfatiza que este é um tempo de um novo posicionamento, de uma nova proposta pessoal, de uma postura no desenvolvimento de uma nova época.
Palestra “Rock e gestão”
            O rock é uma metáfora ao desenvolvimento de um comportamento criativo. É também um negócio que demanda gestão, planejamento e coordenação. A palestra explora esses ingredientes.
Palestra “Economia criativa”
            A economia criativa é reconhecida como um dos mercados de maior crescimento. A palestra expressa as oportunidades e a necessidade do planejamento nesse mercado.
Palestra “Cultura de Inovação e Sustentabilidade”
            A palestra procura conscientizar sobre a importância de indivíduos, sociedade, empresas e organizações públicas incorporarem no seu dia-a-dia práticas voltadas à sustentabilidade e inovação.

Palestra “Educação para a Sustentabilidade”
            A palestra "Educação para a Sustentabilidade" estimula que educadores pensem e compartilhem experiências voltadas à promoção da sustentabilidade nas comunidades.


Palestra “Verdes, felizes e inovadoras”
O tema da felicidade deve ser considerado prioritário nas organizações. A palestra apresenta a ideia da experiência de uma felicidade sustentável que só é possível quando se entra em contato com a motivação pessoal, dando ênfase na colaboração e liderança e na valorização da Qualidade de Vida no Trabalho.
Palestra “Produção Mais”
A palestra as várias oportunidades de empreender e inovar no campo de atuação via processos operacionais de produção mais limpa (P+L).

            As palestras estão associadas à histórias de vida do palestrante contribuindo aos participantes imaginarem a aplicação das idéias das palestras para mudanças em seu cotidiano.
Sob demanda apresentamos maior detalhe das palestras.

A importância de uma palestra


“Empreender palestras é um modo de encorajar. Trata-se de uma forma de colaborar para as pessoas vislumbrarem novas perspectivas em suas vidas pessoais e em seus negócios” (Julio Rezende).
“Escrever é bom quando existem coisas que reforçam a experiência de escrita, como a reflexão e realização de uma palestra ou o lançamento de um livro. Isso é encorajador para continuar a escrever e saber que está indo no caminho certo.”     Julio F. D. Rezende
Description: DSC09486.JPG
“Ser palestrante e escritor hoje envolve uma perpétua condição de refletir sobre o que penso, escrevo e comunico. Isso torna tudo mais interessante, ao existir um cuidado com tudo o que é dito e um senso de responsabilidade em transformar a realidade através da comunicação” (Julio Rezende).