terça-feira, setembro 04, 2012

Julio Francisco Dantas de Rezende, professor da UERN e FACEN, defendeu tese de doutorado sobre a sustentabilidade na economia do petróleo no Rio Grande do Norte na terça-feira, dia 28 de agosto de 2012


            O professor Julio Rezende da UERN, FACEN e Instituto de Inovação e Sustentablidade defendeu tese de doutorado sobre a sustentabilidade na economia do petróleo no Rio Grande do Norte no dia 28 de agosto de 2012 na UFRN.
            A defesa da tese de doutorado de título "Sustentabilidade das empresas associadas à REDEPETRO-RN" aconteceu no auditório do NEPSA - UFRN no dia 28 de agosto de 2012 às 15 horas.
            Os membros da banca por unanimidade atribuíram o conceito A à tese de doutorado de Julio Rezende. Fez parte da banca de defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UFRN), os seguintes professores: orientadora Maria Arlete Duarte de Araújo (UFRN), Jomária Mata de Lima Alloufa (UFRN), Uílame Umbelino Gomes (UFRN), Maristélio da Cruz Costa (UFERSA) e Emanoel Márcio Nunes (UERN).
            A pesquisa explorou a gestão de práticas de sustentabilidade social, ambiental e econômica empreendidas por 72 empresas associadas à Rede de Articulação Empresarial para Ampliação da Capacidade Competitiva dos Fornecedores de Bens e Serviços do Setor de Petróleo e Gás do Rio Grande do Norte (REDEPETRO-RN) atuantes no setor de petróleo no estado do Rio Grande do Norte. Desse modo, a pesquisa procurou responder em que medida as práticas de sustentabilidade das empresas associadas à REDEPETRO-RN são explicadas por um esforço próprio ou influenciadas pelo arranjo interorganizacional do tipo Hélice Tripla (organizações governamentais, instituições de ensino e pesquisa e organizações empresariais).
            A associação empresarial REDEPETRO-RN tem como principal finalidade o estímulo e promoção da integração de um grupo de empresas fornecedoras de bens e serviços para atuarem, de forma colaborativa e competitiva na cadeia produtiva de petróleo, gás, petroquímica e energia, bem como desenvolver e disseminar o conhecimento de novas tecnologias em áreas afins. A REDEPETRO-RN comemora em agosto de 2012 quatro anos de funcionamento e 120 empresas associadas, trajetória essa narrada na tese de doutorado de Julio Francisco Dantas de Rezende.
            Entre os resultados principais da pesquisa se identificou a capacitação como uma das principais ações de sustentabilidade social; o desenvolvimento de ações de redução do consumo de energia e a ênfase na busca busca da excelência econômica. O exame das práticas de sustentabilidade das empresas associadas à REDEPETRO-RN evidenciou uma influência da PETROBRAS ao desenvolvimento dessas práticas. Empresas com maior número de funcionários são mais propensas à adoção de um número maior de  práticas de sustentabilidade social. Percebeu-se ainda uma pequena influência das organizações governamentais e de ensino e pesquisa.

Nenhum comentário: