terça-feira, outubro 21, 2014

I Seminário Norte-Rio-Grandense de Debates sobre a Política de Resíduos Sólidos - 13, 14 e 15 de outubro de 2014 - UFRN, Natal.


            Aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2014 no auditório do LAI/UFRN Campus Central o I Seminário Norte Rio Grandense de Debate sobre a Política de Resíduos Sólidos. O seminário reuniu interessados no tema dos resíduos sólidos.

            O evento é uma iniciativa da coordenação do curso de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

            O seminário apresentou iniciativas de gestão de resídusos que estão sendo desenvolvidas no Rio Grande do Norte. O evento busca avaliar o momento atual na gestão de resíduos e se identificar estratégias a serem desenvolvidas.

            O evento teve a palestra de Mairton França (Prefeitura de Mossoró /UERN), Henrique Muniz (Aterro Sanitário de Ceará Mirim), Sérgio Pinheiro (SEMARH), Fred Salvino (PETROBRAS)  e professor Julio Rezende (UFRN).









Programação do I Seminário Norte-Rio-Grandense de Debates sobre a Política de Resíduos Sólidos - 13 a 15 de outubro de 2014

13 de outubro de 2014
14h30m - Palestra "A Situação dos Resíduos Sólidos no Rio Grande do Norte e dos Planos Intermunicipais e Estadual" - Sérgio Bezerra Pinheiro (SEMARH).
16h30 - Palestra “Resíduos sólidos e oportunidades para criação de uma economia verde" - Prof. Julio Rezende.

14 de outubro de 2014
14h30m - “O papel do Aterro Sanitário da BRASECO na Política Nacional dos Resíduos Sólidos no RN” - Henrique Muniz (BRASECO).

15 de outubro de 2014"
14h30m - Palestra “A gestão de resíduos na cidade de Mossoró“ - Prof. Mairton França (Prefeitura de Mossoró / UFRN).
16h. - "Aplicação de Resíduos Sólidos Gerados na Indústria de Petróleo em Artefatos da Construção Civil" - Fred Amorim Salvino (PETROBRAS).

Local de Realização
Auditório do Laboratório de Acessibilidade Integrada – LAI - UFRN - Natal (RN).



Resultados do evento

            O I Seminário Norte Rio Grandense de Debates sobre a Política de Resíduos Sólidos, a partir da palestra “Resíduos sólidos e oportunidades para criação de uma economia verde" do professor Julio Rezende (curso de engenharia da produção), possibilitou-se perceber que muitos projetos na área de meio ambiente podem ser desenvolvidos no contexto da UFRN.

            Nota-se estratégico que se crie na UFRN uma competência instalada no campo do estudo dos resíduos sólidos. É importante que a UFRN mostre que possui conhecimentos acera da gestão de resíduos sólidos. Mostra-se também importante que a UFRN procure participar de conselhos na área de meio-ambiente, de modo que apresente a interlocutores do governo e de empresas que ela pode colaborar para a resolução de problemas diversos quanto à gestão e pesquisa sobre resíduos.

            Uma problemática constatada relaciona-se ao desconhecimento das ações voltadas ao meio ambiente que a universidade desenvolve. Muitas pessoas não conhecem que existe a Unidade de Armazenamento e Tratamento de Resíduos (UATR). Muitos desconhecem que a UATR coleta variados resíduos que são destinados à associação de catadores.

            Sugere-se que seja feita uma campanha de marketing com o apoio do curso de Engenharia da Produção no qual se estimule a coleta seletiva na UFRN, com o desenvolvimento de ações que contemplem: 1) a a realização de uma pesquisa de diagnóstico sobre o reconhecimento por parte da comunidade universitária das ações ambientais desenvolvidas pela UFRN; 2) a criação de pontos de coleta dentro da UFRN; 3) a estruturação de material gráfico; 4) o desenvolvimento de palestras sobre o programa ambiental da UFRN.

            O curso de engenharia da produção através da atuação do professor Julio Rezende e da orientação de trabalhos acadêmicos de alunos, tem procurado estimular que sejam pensados projetos estratégicos na área de resíduos sólidos.

            Alguns temas de interesse de pesquisa em resíduos sólidos:
1 – Cadeia produtiva de resíduos sólidos,
2 – Resíduos da construção civil,
3 - Construção sustentável,
4 – óleo de cozinha,
5 – resíduos eletrônicos.

            De um modo geral nota-se que existem muitas oportunidades ambientais, econômicas e sociais a partir do momento em que se operacionaliza a Política Nacional de Resíduos Sólido (12.305). Nota-se que esse é um campo atual e futuro para o profissional de engenharia da produção e que esse necessitará desenvolver competências profissionais consistentes no campo da gestão de resíduos, de modo a encontrar oportunidades de mercado e colaborar para que as empresas desenvolvam um comportamento de maior sustentabilidade.


Avaliações dos participantes sobre o evento
Fiquei satisfeito com o tema proposto, visto que muitas instituições deixam de lado um assunto tão presente em nossa realidade.  As palestras e informaçãoes foram de grande importância para todos, gostei muito das explanações do Prof. Mairton e do Fred e concordo com o Fred em relação a questão dos aterros, pois as pessoas falam como se um aterro sanitário resolvesse todo o problema, apenas estamos adiando o problema. acredito nas usinas de beneficiamento de resíduos sólidos e de resíduos hospitalares algo que ninguém tocou e que reduzem de fato entre  90% a 95% dos problemas, vou citar um exemplo: em 2014 começam a falar em construir aterros sanitários via consórcios, salientando que desde 2009 já ocorreram reuniões, seminários e formação de alguns consórcios e isso não passa de um projeto político/financeiro e discordo deste ponto, pois em minha visão está totalmente ultrapassado. Se formos a PB e CE já encontraremos usinas trabalhando e mostrando resultados satisfatórios, desmitificando o mito dos aterros. más, achei pertinente todas as palestras e o Sr. está de parabéns pela iniciativa e deixo aqui meu muito obrigado e votos de estima e me coloco a disposição para de alguma forma poder ajuda-ló. Abraço,
 Márcio Ataliba

Meu feedback com relação ao evento é positivo tendo em vista a importância da temática, bem como a maneira como o tema foi abordado nas palestras.
Márcia Egina Câmara Dantas - Bacharela em G. Ambiental - UERN/ G. Ambiental - SEMARH

Embora eu não tenha assistido a todo o evento, gostei muito das duas palestras que assisti. Nestas os palestrantes tinham profundo conhecimento sobre o tema, sobretudo sobre o atual estágio da gestão dos RS no RGN.
Estava mesmo desejando obter mais informações sobre a aplicação da PNRS no RGN. Portanto, foi muito esclarecedor as palestras que assisti. Destaco a acessibilidade dos palestrantes em responder a perguntas e esclarecer as dificuldades enfrentadas na resolução dos problemas relacionados à gestão adequada dos RS.
Achei também muito importante este Seminário para os estudantes do Curso de Engenharia de Produção, pois mais importante do que apresentar um pacote pronto para os alunos, foi proporcionar a contado direto com profissionais da área relatando experiências concretas e mostrando os desafios técnicos, sociais e jurídicos que envolve a gestão adequada dos RS. 
Debora Machado De Oliveira - UFRN

Achei bastante interessante a palestra do cara da braseco. Não tinha ideia de valores e como eles trabalhavam, achei o palestrante bem transparente e forneceu muitos detalhes na palestra. Parabéns pelo evento!
Gilvan Trigueiro Neto - UFRN

Quanto ao evento, os palestrantes foram muito bem, entretanto acho que o prazo para divulgação do evento foi curto, poderia ser trabalhado com uma maior antecedência a seleção dos mesmos assim como a programação final.
Filippi Motta - UFRN

Achei muito pertinente, pena não conseguir estar mais tempo.  Acredito que no próximo ano o Seminário possa envolver outros cursos e ser realizado na Biblioteca, o que acha, se quiser algum suporte para a realização do evento no ano que vem poderei ajudar.

Tatiane Fernandes - M.A.P.A. Realizações Culturais

Nenhum comentário: