sábado, abril 04, 2020

Tecnologias sociais no Habitat Marte: o Sistema de Tratamento de Águas Cinzas - BioMarte – por prof. Julio Francisco Dantas de Rezende



Equipe de pesquisadores da estação de pesquisa Habitat Marte desenvolveram o Sistema de Tratamento de Águas Cinzas BioMarte. O referido sistema de tratamento de água cinza (advinda de pias e chuveiros) foi desenvolvido e instalado na estação de pesquisa.  O Sistema de Tratamento de Águas Cinzas - BioMarte é uma adaptação do Sistema BioÁgua Familiar e teve a participação dos engenheiros pós-graduandos Ian Macedo, Sara Lima e Suelya Paiva, o estudante de engenharia elétrica Davi Souza e o professor Julio Rezende, todos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Pensar sobre o aproveitamento de águas cinzas (advindas de pias e chuveiros) é uma necessidade de habitações localizadas no semiárido brasileiro em áreas rurais tendo em vista as limitações em disponibilidade hídrica. 
A estação de pesquisa Habitat Marte tem como propósito de funcionar conforme um conceito de autossustentabilidade. Tal conceito envolve: o reaproveitamento de água cinzas, a coleta, tratamento e gestão da água de chuva, a produção de alimentos (através de sistemas de aquaponia e tecnologias de cultivo de baixo consumo de água) e geração e uso de energia solar.
            A metodologia de construção do Sistema de Tratamento de Águas Cinzas BioMarte envolveu a visita técnica  de pesquisadores na estação de pesquisa Habitat Marte que ocorreu nos dias 14 e 15 de março de 2020. Na visita técnica foi realizada uma análise do sistema atual e operação e fez-se levantamento dos recursos (reservatórios, tubulações e conexões) disponíveis para a construção de um novo sistema de tratamento de águas cinzas.
            Considerou-se o desenho de um sistema de tratamento que atendesse a necessidade do Habitat Marte. 
            Constata-se que o Sistema de Tratamento de Águas Cinzas - BioMarte se apresentou enquanto uma significativa melhora quando comparado com o sistema que funcionava anteriormente no Habitat Marte.
            Foi possível observar também que o Sistema de Tratamento de Águas Cinzas - BioMarte contribui para distintos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: existe uma contribuição direta para o Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos, tendo em vista que o sistema contribui para o tratamento e reuso de parte do esgoto gerado na estação. Percebeu-se contribuição para o Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, consderando que o sistema BioMarte além de servir às operações do Habitat Marte serve enquanto um espaço para visita de escolas e universidades quando é apresentado a importância do tratamento do esgoto em um sistema circular.
Foi interessante ter na missão de desenvolvimento e operacionalização do Sistema de Tratamento de Águas Cinzas - BioMarte duas pesquisadoras, aspecto pertinente no sentido de promover a participação em atividades de pesquisa no Habitat Marte, ação relacionada ao Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
            É possível constatar que o Sistema de Tratamento de Águas Cinzas - BioMarte apresenta as características necessárias de atender à demandas futuras de funcionamento do Habitat marte.
            Verifica-se que a proposta do BioMarte é uma adaptação quanto à proposta original do Sistema BioÁgua Familiar.

Julio Francisco Dantas de Rezende é administrador, psicólogo, professor da UFRN e diretor da FAPERN.

www.juliorezende.blogspot.com

Nenhum comentário: