sexta-feira, junho 26, 2009

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

Julio Francisco Dantas de Rezende, administrador
www.juliorezende.blogspot.com; www.institutoboasorte.blogspot.com

Uma folha de papel em branco. Os processos criativos têm início com uma folha em branco esperando o desenho de um esquema, uma frase de efeito, uma poesia, um parágrafo bem escrito para um discurso, um teorema. Contudo, se o indivíduo não tiverem boas idéias, a folha continuará em branco. Talvez o que seja importante falar seja sobre o que inspira a experiência da criatividade, que influenciará o desenvolvimento de estratégias de inovação.
Diria que o que influencia a criatividade seria essencialmente uma mente tranquila. Uma mente predisposta a captar elementos criativos. Tenha encontro com lugares agradáveis, pessoas amigas e com boas idéias, leia bons livros. Acredito particularmente no poder da música, pois quando escuto bons compositores, imagino de onde veio tão prodigioso processo criativo. A música é um importante modelo epistemológico criativo que pode nos lançar em lugares de experiência psicológica especiais influenciando a nossa criatividade.
Quando falo em uma mente tranqüila estou falando em se procurar experienciar um bom estado de saúde mental e física. Pratique esportes, faça exames regulares, procure relacionamentos estáveis, não esquente com tudo, cultive sua inteligência emocional e seja mais tolerante com os outros.
Ao existir um status criativo, existiria uma predisposição para um comportamento inovador. À inovação não são necessárias apenas boas idéias. Boas idéias podem permanecer em uma condição de sonho. Como viabilizá-las é que um grande desafio. É nesse ínterim que se destaca a importância do profissional de administração. Sem aplicar as funções administrativas - previsão, organização, comando, coordenação e controle - idealizadas pelo francês Henri Fayol (1841 – 1925) dificilmente se conseguirá transformar uma idéia criativa em uma inovação, em um negócio, em um produto ou serviço comercializável e de interesse social.
A administração tem uma contribuição importante em ajudar a transformar idéias criativas em negócio. Na atualidade se popularizam livros no Brasil com a temática “gestão da inovação”. Desse modo, a inovação é um comportamento organizacional que precisa ser gerenciado, influenciado. Normalmente, as empresas não são locais propícios a criatividade. Existem muitos ruídos, confusão. Assim, no âmbito das organizações algumas iniciativas que poderiam ser desenvolvidas para estimular a criatividade e a inovação seriam: 1 - desenvolvimento de programas de qualidade de vida; 2 - adoção de iniciativas visando o relaxamento físico e mental; 3 - premiações para melhores idéias; 4 - desenvolvimento de programas de reconhecimento; 5 – conceber prédios para acomodar pessoas e não máquinas; 6 – criação e manutenção de uma biblioteca com espaço de leitura; 7 – investimento em qualificação; 8 - reconhecer os donos de boas idéias e coibir o roubo de idéias; 9 - adotar uma nova filosofia gerencial e 10 – criar uma cultura de participação e trabalho em equipe. Finalmente, sente em um lugar diferente no seu local de trabalho, faça algo rotineiro diferente. Lembre-se: ser criativo começa com pequenos atos para então se tornar um comportamento, um hábito. A todos um bom trabalho criativo.

Nenhum comentário: