18/02/2008 - 11h44
da France Presse, em Tóquio
O formato DVD de nova geração Blu-ray, da Sony, está a um passo de assegurar sua liderança mundial, com uma mais que previsível vitória sobre seu grande rival, o HD-DVD da Toshiba, que encerraria a comercialização desse produto.
A Toshiba terá que revisar profundamente sua atividade envolvendo HD-DVDs. "Uma retirada completa do mercado é uma das possibilidades mais baratas", declarou nesta segunda-feira à agência France Presse uma fonte industrial anônima próxima do caso.
Oficialmente, a Toshiba afirma, segundo seu porta-voz, que ainda "não foi tomada nenhuma decisão" a respeito. Contudo, os analistas já dão o HD-DVD como morto desde que os estúdios Warner, maior vendedor de DVD nos Estados Unidos, anunciaram que só usariam os Blu-Ray.
Adesões
A lista de usuários exclusivos da Sony só vem aumentando, com a adesão dos estúdios 20th Century Fox, Metro-Goldwyn-Mayer, Disney e Lionsgate.
O HD-DVD, que é mais barato em relação a sua produção, mas que possui uma capacidade de memória mais limitada que o Blu-Ray, continua sendo apoiado por enquanto pela Intel e Microsoft no ramo da informática, pelos estúdios Universal e por muitos fabricantes de produtos eletrônicos chineses.
Contudo, foi o apoio da maioria dos produtores de Hollywood que se mostrou decisivo pelo Blu-ray, que já controla cerca de 70% dos filmes americanos.
"Sem o apoio dos distribuidores de filme, os leitores de DVD não são mais que uma caixa vazia", explica Yuichi Ishida, analista da Mizuho Investors Securities.
Derrotada pela Sony, a Toshiba "pode escolher entre se retirar ou lançar máquinas compatíveis tanto com o HD-DVD quanto com os Blu-ray; contudo, por razões de rentabilidade, o grupo decidirá certamente pela retirada", prevê Ishida.
Mercado
Na bolsa de Tóquio, os títulos da Toshiba encerram a sessão desta segunda-feira com um aumento de 5,74%. Os investidores se sentem "aliviados" pelo fim da guerra dos DVDs, potencialmente desastrosa para o perdedor, para que a Toshiba possa se concentrar em atividades mais rentáveis.
O HD-DVD foi criado pela Toshiba e NEC, enquanto o formato rival Blu-Ray é obra da Sony, com o apoio da Matsushita (marca Panasonic) e Sharp.
Na falta de um entendimento para a criação de um formato comum, os dois rivais decidiram em 2005 que o mercado decidiria a questão, lembrando assim a batalha disputada nos anos 80 pelo formato do videocassete Betamax --apoiado pela Sony-- e o VHS, que saiu vencedor.
Segundo Haruo Sato, analista do instituto de pesquisa Tokai Tokio, a derrota da Toshiba era "inevitável" e é positivo que o grupo já tenha dado sinais que reconhece isso. "Quanto mais HD-DVD serem vendidos, mais aumentarão as perdas", explica.
Os especialistas atribuem à vitória da Sony a uma atitude muito mais aberta desde as primeiras fases de desenvolvimento do Blu-Ray. Outro ponto a favor foi a implementação do formato, pela Sony, em seu novo videogame PlayStation 3.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u373424.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário