quinta-feira, outubro 06, 2011

Projetos do Instituto de Inovação e Sustentabilidade


O Instituto de Inovação e Sustentabilidade tem desenvolvido um conjunto de ações e atividades que vêm sendo empreendidas desde de 2008, com destaque às seguintes:

- realização das palestras ''Cultura de Inovação e Sustentabilidade'',

- operacionalização do projeto Casa com PET, e

- operacionalização da incubadora Núcleo de Incubação Virtual de Organizações - NIVO.

A seguir apresenta-se a caracterização de cada um desses subprojetos voltados à criação de uma cultura de inovação e sustentabilidade.

As palestras ''Cultura de Inovação e Sustentabilidade'' já atingiram um público total de 5000 pessoas. Foram 8 palestras em 2009, 34 em 2010 e 12 palestras em 2011 até o mês de outubro de 2011. Está sendo estabelecida parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e SEBRAE/RN para ampliar a realização das palestras no RN.

O projeto Casa com PET possui parceria com as prefeituras de Caiçara do Rio dos Ventos, Bom Jesus e Angicos. Possui parceria também com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) que tem interesse em implantar iniciativas do projeto Casa com PET nos campus de Mossoró, Pau dos Ferros e Carnaubais (RN). O projeto consiste na aplicação das garrafas PET a processos construtivos de habitação populares.

A incubadora Núcleo de Incubação Virtual de Organizações - NIVO trata-se de uma incubadora virtual voltada ao fomento do empreendedorismo. O Núcleo de Incubação Virtual de Organizações (NIVO) é uma incubadora de empresas na modalidade virtual funcionando na Executiva Virtual na rua Ipanguaçu, 1123, Tirol, Natal (RN). Trata-se da primeira incubadora privada em funcionamento no estado do Rio Grande do Norte. Funcionando na modalidade virtual apóia o surgimento e consolidação de novos negócios atuantes em várias regiões e segmentos no RN.
A iniciativa adota como diferencial o uso de uma infraestrutura já existente da organização parceira Executiva Virtual. A partir dessa cooperação a incubadora oferta serviços de escritório virtual com endereço de caixa postal para as empresas, salas de reunião e realização de atividades presenciais, atendimento telefônico e de fax e de secretária.
Ao longo do ano de 2010 a apresentação do Núcleo de Incubação Virtual de Organizações (NIVO) em mais de 30 palestras atraiu o interesse de algumas empresas que têm recebido apoio da iniciativa.
            O NIVO é mantido pelo Instituto de Inovação e Sustentabilidade e está estabelecendo novas parcerias com organizações como o SEBRAE, FAPERN e Instituto Euvaldo Lodi.
A missão do NIVO é ser uma incubadora de excelência no apoio à inovação e consolidação de empresas modernas e competitivas inseridas no estado do Rio Grande do Norte proporcionando a conquista de novos mercados. O NIVO possui os seguintes objetivos:
- apoiar técnica e gerencialmente as empresas inovadoras;
- disponibilizar serviços técnicos especializados;
- disponibilizar informações técnico/ gerenciais;
- fortalecer a capacitação empreendedora;
- transferência de inovações e pesquisas das universidades;
- divulgar as empresas inovadoras em funcionamento no NIVO;
- desenvolver ações associativas e compartilhadas.

Alguns serviços ofertados pelo NIVO são:
- atendimento de secretária;
- escritório virtual com endereço de caixa postal para as empresas,
- salas de reunião e realização de atividades presenciais,
- atendimento telefônico e fax;
- capacitação, treinamento e formação gerencial e tecnológica dos empreendedores;
- promoção e divulgação da incubadora e dos empreendimentos incubados através da internet, de eventos e de feiras de negócio, permitindo a troca de informações e de experiências além de propiciarem o surgimento de novos negócios;
- Prospecção de oportunidades de financiamento público e privado favorável aos empreendimentos participantes do programa de incubação/ capital de risco;
- geração de novos relacionamentos empresariais;
- promoção das empresas;
- viabilização de acesso a informações.

Nenhum comentário: