Às
vezes a literatura de administração não é percebida como útil pois está
distante do dia-a-dia dos estudantes de administração. Desse modo, é como se o
que é dito não ressoasse, pois não encontra um campo fértil para as teorias
organizacionais serem absorvidas.
Talvez
foi por isso que não tenha lido Peter Drucker em minha graduação, apesar da
indicação dos professores. Simplesmente, de modo explicativo, essas teorias não
ressoavam em minha vida e não conseguia ver de modo prático a aplicação desses
pensamentos gerenciais.
Em administração o professor
necessita empreender um esforço junto ao estudante quanto a auxiliá-lo na construção
de um modelo mental quanto ao que seja uma empresa.
Para
um estudante de administração, um conhecimento pode ser melhor aproveitado ao
ser apresentado enquanto um tema que
possui uma aplicação pessoal, isto é às circunstâncias de sua vida, ao modo
como ele lida com desafios.
Portanto,
muitas vezes uma banda ou um músico, ou até mesmo um poeta ou um pensador tem
mais a ensinar ao estudante de negócios que os teóricos da administração.
Em
locais nas quais as condições
institucionais são precárias - condição essa expressa em poucas oportunidades
de estágio e emprego - muitas teorias podem soarem distantes.
É
lovável a ação de professores que conseguem transmitir à mente de seus
estudantes um status de experiências comuns ao estudante de negócios inseridos
e outras economias mais desenvolvidas.
Muitas
vezes a teoria de negócio pode ser útil para constituir uma "experiência
de negócio", mesmo advinda a partir de uma experiência teórica e não-prática.
Aqueles
que já possuem uma experiência de mercado, deteriam uma familiaridade maior com
as teorias de negócio, pois já observaram situações similares ou com alguma
semelhança com o que é dito em seus locais de trabalho. Portanto, recomendo uma teoria
prática urgentemente.
Contudo,
um risco da experiência prática é se tornar um grande competidor em termos de
consumo de horas em relação ao estudo. Tempo que fará falta ao momento de
estudo.
Percebe-se
a necessidade de um esforço em construir uma sintonia entre o professor e o
aluno.
O
professor deve esforçar-se em identificar teorias/ modelos de pensamento que
sejam próximos à realidade social dos alunos, que não necessariamente são
teorias de administração, mas que fala de circunstâncias, situações e
experiências que sejam úteis à construção de um status de autoconfiança, de
modo aos estudantes se sentirem encorajados a construir um pensamento teórico acerca
da administração.
Aos alunos cabem: 1) um esforço de busca
de uma experiência prática; 2) o desenvolvimento de um status de compromisso
com a leitura; 3) aqueles que trabalham devem se policiar ao tempo de estudo
não ser consumido pelo tempo de trabalho; 4) apresentar o diálogo com o
professor sobre o status das teorias apresentadas, informando se essas fazem
sentido às suas realidades pessoal e profissional e sob a pertinência de
aplicação dos mesmos.
Ao mesmo tempo, se não
estudarmos as teorias organizacionais não conseguiremos lidar com a compreensão
da realidade das organizações em interação no ambiente institucional.
A
construção do conhecimento gerencial é urgente caso desejemos construir uma
sociedade melhor.
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