segunda-feira, novembro 14, 2011

"Desafios ao ensino da administração" - Julio Rezende


         Às vezes a literatura de administração não é percebida como útil pois está distante do dia-a-dia dos estudantes de administração. Desse modo, é como se o que é dito não ressoasse, pois não encontra um campo fértil para as teorias organizacionais serem absorvidas.
         Talvez foi por isso que não tenha lido Peter Drucker em minha graduação, apesar da indicação dos professores. Simplesmente, de modo explicativo, essas teorias não ressoavam em minha vida e não conseguia ver de modo prático a aplicação desses pensamentos gerenciais.
         Em administração o professor necessita empreender um esforço junto ao estudante quanto a auxiliá-lo na construção de um modelo mental quanto ao que seja uma empresa.
         Para um estudante de administração, um conhecimento pode ser melhor aproveitado ao ser  apresentado enquanto um tema que possui uma aplicação pessoal, isto é às circunstâncias de sua vida, ao modo como ele lida com desafios.
         Portanto, muitas vezes uma banda ou um músico, ou até mesmo um poeta ou um pensador tem mais a ensinar ao estudante de negócios que os teóricos da administração.
         Em locais  nas quais as condições institucionais são precárias - condição essa expressa em poucas oportunidades de estágio e emprego - muitas teorias podem soarem distantes.
         É lovável a ação de professores que conseguem transmitir à mente de seus estudantes um status de experiências comuns ao estudante de negócios inseridos e outras economias mais desenvolvidas.
         Muitas vezes a teoria de negócio pode ser útil para constituir uma "experiência de negócio", mesmo advinda a partir de uma experiência teórica e não-prática.
         Aqueles que já possuem uma experiência de mercado, deteriam uma familiaridade maior com as teorias de negócio, pois já observaram situações similares ou com alguma semelhança com o que é dito em seus locais de trabalho. Portanto, recomendo uma teoria prática urgentemente.
         Contudo, um risco da experiência prática é se tornar um grande competidor em termos de consumo de horas em relação ao estudo. Tempo que fará falta ao momento de estudo.
Percebe-se a necessidade de um esforço em construir uma sintonia entre o professor e o aluno.
         O professor deve esforçar-se em identificar teorias/ modelos de pensamento que sejam próximos à realidade social dos alunos, que não necessariamente são teorias de administração, mas que fala de circunstâncias, situações e experiências que sejam úteis à construção de um status de autoconfiança, de modo aos estudantes se sentirem encorajados a construir um pensamento teórico acerca da administração.
         Aos alunos cabem: 1) um esforço de busca de uma experiência prática; 2) o desenvolvimento de um status de compromisso com a leitura; 3) aqueles que trabalham devem se policiar ao tempo de estudo não ser consumido pelo tempo de trabalho; 4) apresentar o diálogo com o professor sobre o status das teorias apresentadas, informando se essas fazem sentido às suas realidades pessoal e profissional e sob a pertinência de aplicação dos mesmos.
         Ao mesmo tempo, se não estudarmos as teorias organizacionais não conseguiremos lidar com a compreensão da realidade das organizações em interação no ambiente institucional.
         A construção do conhecimento gerencial é urgente caso desejemos construir uma sociedade melhor.

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