segunda-feira, maio 12, 2014

O que empresas podem aprender com bandas de rock e DJs?


Empresas têm algo a aprender com bandas ou DJs.

Poderíamos fazer uma analogia dos produtos de uma banda ou DJ serem as próprias músicas, que são introduzidas em uma apresentação conforme um set list já pré-determinado, porém bem selecionadas, ou com espaço a improvisos como fazem os DJs.

Tanto boas bandas quanto DJs têm o objetivo de não apenas alcançar os participantes que estão próximos ao palco, mas principalmente aqueles que estão ao fundo.

Assim, como as empresas, bandas e DJs devem ter atenção com quem ainda não é cliente, assim como aquele participante de um show que encontra-se longe do palco.

Nota-se que em uma performance musical é muito importante a energia que se deposita nisso.

Isso envolve preparação. Isto é: estar bem fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Vendedores devem estar preparados também tecnicamente. Devem conhecer técnicas para não apenas vender, mas para criar uma experiência inesquecível aos clientes.

Uma loja, por exemplo, não deveria preparar-se para mais um dia de funcionamento, mas para realizar uma grande performance. Se pudesse até soltar fogos de artifício.

Esse espírito de festa deve ser compartilhado por toda a equipe. Um dia de trabalho deve ser uma grande festa!


Obs: Foto de Bruce Dickinson (Iron Maiden) no Download Festival.


Este autor, Julio Rezende, escreveu um livro explorando mais associações entre rock e gestão.

Mais sobre o livro em:

http://www.rockegestao.blogspot.com.br.

Nenhum comentário: