O tema das startups vem ganhado cada
vez mais atenção. Parte da relevância que o tema tem obtido deve-se ao modo
como essa metodologia de operação na criação de empresas vem garantindo o
surgimento de empresas com características inovadoras, únicas e baseadas em
baixos custos de operação e alta capacidade de crescimento mantendo-se uma
estrutua enxuta.
Irradiar o tema das startups é uma
responsabilidade de governos, universidades e o ambiente empresarial à medida
que se busca construir uma economia sustentável economicamente e portadora de
futuro.
O tema das startups e uma maior
familiaridade com o tema mostra-se um bom modo de ocupação de jovens estudantes
que podem visualizar nas startups um terreno fértil para cultivar a esperança.
Este artigo tem o objetivo de
colaborar na maior conscientização sobre as startups. Algumas características
das startups seriam as seguintes:
- São
inovadoras;
- Possuem
poder de crescer acelaradamente;
- Possuem
potencial para atingir grandes mercados;
- São
enxutas e flexíveis;
- São
repetíveis - capazes de entregar o mesmo produto em escala potencialmente
ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente;
- Possuem
potencial de crescer em receita, com custos baixos. Isso fará com que a margem
seja cada vez maior, acumulando lucros.
O ciclo das startups é o seguintes:
- Concepção;
- Gestação;
- Nascimento
e validação;
- Crescimento
ou morte.
Alguns de startups milionárias são
as seguintes:
1-
Investir em ideia ainda não explorada no mercado;
2- Sempre testar novas fórmulas para o negócio;
3- Reinvestir o lucro na empresa;
4-
Trabalhar com o mínimo possível de gastos;
5-
Manter o foco na operação;
6-
Buscar ajuda de empresas mais experientes;
7-
Pesquisar constantemente o mercado.
Alguns instrumentos de apoio às
startups são: o SEBRAE, incubadoras, aceleradoras, editais, concursos de
startups e investidores anjo.
Algo também muito importante seria a
criação de uma cultura de inovação e startups no contexto das instituições de
ensino.
Algumas dicas e necessidades para
pensar em uma startup:
-
Fazer bom uso das redes sociais (Twitter e Facebook). Vê-los como instrumentos
de oportunidades;
-
Acompanhar concursos de inovação;
-
Pensar permanentemente em inovação;
-
Fazer um Mínimo Produto Viável - MVP para validar. MVP é uma versão
simplificada daquilo que será o produto real a ser colocado à venda no mercado;
-
Refletir sobre Modelo de Negócio;
- Validar rapidamente o produto.
Algo fundamental no processo de
pensar uma startup é se criar algo que solucione um problema real. Esse
problema pode atingir um público local, mas também pode ser do interesse comum de
vários mercados. Quando essa segunda situação ocorre o serviço pode atingir um
enorme mercado, despertando-se assim um elevado interesse de investidores.
Algo importante para a conquista de
mercado são as características de inovação que a empresa detém. Nesse sentido
afirma-se: inovação depende de mercado. Quando não se atende as demandas de
mercado, estamos falando de uma invenção e não uma inovação. Inovação demanda a
validação dos consumidores.
Comumente, startups estão baseadas
em tecnologia da informação e comunicação, no uso da internet como um meio para
irradiar uma solução a um número cada vez maior de usuários.
Em vista do exposto, aqueles
interessados em empreender uma startup, expõe-se 12 passos:
Passo
1 - Pensar em uma necessidade não
satisfeita: pensar em uma solução de um problema; Pensar em um produto/
serviço/ aplicativo;
Passo
2 - Escolha de um bom nome: a escolha de uma boa nomenclatura é uma importante
forma de iniciar um negócio. Muitas vezes ele traduz o negócio;
Passo
3 - Pensar o nome associado a um domínio na internet: é questão de tempo o seu
negócio estar na internet. Sugestão: Pesquisar em: http://www.networksolutions.com/whois/index.jsp
e verificar variações de nomes;
Passo
4 - Registrar o domínio: ver o registro
em serviços on line: registro.br, redehost.com.br, localweb.com.br, entre
outros;
Passo
5 - Pensar e desenvolver o modelo visual da marca: fazer esbolços da marca no
papel; fazer uso de programas gráficos como o CorelDraw. Outra opção é contratar
especialista ou empresa em design para desenvolver a marca. Algumas ferramentas
on line para desenvolvimento de marcas podem ser úteis;
Passo
6 - Registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI;
Passo
7 - Pensar em modelo de negócio: fazer “planilhagem”, isto é: testar possíveis
resultados financeiros, modos de operação/remuneração. Fazer uso do modelo Canvas/
Business Model Generation;
Passo
8 - investir em comunicação da startup: criar de página, loja virtual, App.
Recomenda-se uso de ferramentas prontas para desenvolvimento de site/loja ou desenvolver
página da empresa em vários formatos (iPad, smartphone, página da internet);
Passo
9 - promoção da marca/ produto/ serviço: uso de Fã Page, fazer uso de postagens
promocionais e estimular “curtir”. Além disso é fundamental o uso do Google
AdWords;
Passo
10 - Comercializar os produtos e serviços: é fundamental comercializar, vender
o que foi planejado;
Passo
11 - Monitorar os resultados;
Passo
12 - Avaliar resultados e definir novas estratégias: com o passar do tempo,
marca, produtos e serviços precisam ser renovados.
Visualizam-se duas áreas promissoras
para começar uma startup: apps para smartphones e impressão 3D. Existem
oportunidades na área de educação, alimentação, comércio, áreas essas que a
tecnologia pode ser um importante parceiro.
As startups podem ser importantes
instrumentos de sustentabilidade econômica, a partir do elevado crescimento que
podem obter em termos de conquista de novos mercados; possuem ingredientes de
sustentabilidade social ao prover soluções que melhoram a qualidade de vida das
pessoas, tornando o modo de vida mais simples. Muitas startups também podem ser
verdes ao simplificar processos e permitir que recursos sejam transportados com
mais eficiência, provendo soluções mais eficazes para problemas comuns.
O sucesso de um invento, de um novo
produto, de uma nova empresa dependerá de empenho! Por isso, busque examinar
antes de tudo qual sua motivação para empreender. Steve Jobs em uma entrevista
em companhia de Bill Gates diz que é necessário escolher algo que se ama para
fazer, pois haverão muitas barreiras na trajetória de uma empresa. Desse modo,
escolher algo que se gosta de fazer garantirá mais satisfação com o que se está
fazendo. Caso não dê certo, você terá se divertido um bocado.
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