terça-feira, novembro 18, 2014

A situação das praias de Natal




Nadar tem uma importância especial para mim, sendo fonte de muitas experiências, um momento de meditação. Gosto de nadar em mar aberto. Natal é um lugar muito bom de praticar a natação em mar aberto com bons lugares para praticar e boa temperatura. Gosto em especial da praia de Areia Preta.
No domingo 17 de novembro o mar estava belíssimo, um ímã que atraia-me. Nadei em um mar verde e infinito. Uma experiência única como sempre deve ser.
Hoje (18/11/14) em Areia Preta quando ia nadar novamente deparei-me com esgoto sendo derramado. Desanimei. Nadei, mas com aquela repulsa. Bem diferente do outro dia.
Mantive contato com a governadora, o prefeito e jornalistas via Twitter, indignado. O mar estava verde, mas havia poluição. É chegado a alta estação para o turismo e as autoridades públicas deveriam ter mais cuidado com as praias, principalmente a poluição. A praia é um entretenimento popular, barato, sendo uma excelente opção para toda a população.
A poluição além de um impacto econômico (à medida que prejudica o turismo) e social (aumento de doenças na população que frequenta as praias) é fundamentalmente uma ameaça ambiental tendo em vista a disseminação de mercurio e outros poluentes e metais pesados lançados no ecosistema marinho.
O litoral do Rio Grande do Norte registrou um excessivo número de mortes de golfinhos e tartarugas entre outros animais encontrados nas areias do litoral norte. Coincidência ou não em junho de 2014 houve um desmoramento no bairro de Mãe Luiza atingindo a praia de Areia Preta que lançou casas e esgotos morro abaixo contaminando o litoral potiguar.
Triste é perceber que a tragédia poderia ter sido evitada se o reparo de uma galeria fluvial tivesse sido concluída antes da chuva que caiu no final de semana de 13 a 15 de junho de 2014.

Analisando vários problemas como o lançamento de esgoto sem tratamento no Rio Potengi, a falta de fiscalização de redes de esgoto clandestinos, a falta de reparo das instalações de água e esgoto em Natal e outras cidades leva-se a identificar que o Governo do RN possui uma grande culpa na gestão hídrica através do mal funcionamento das ações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) acarreta poluição e doença.

Nenhum comentário: