terça-feira, novembro 18, 2014

Você sabe como seu filho usa o smartphone?


Você sabe como seu filho usa o smartphone? Nota-se na atualidade um cada vez maior acesso de consumidores aos smartphones. No contexto da família, o uso do smartphone se estende a todos. Jovens e crianças fazem um crescente uso e é sobre a forma como essa parcela da população o faz é que se apresenta este artigo com algumas recomendações.
Em tempo de Natal, o smartphone está na lista de compra de muitas pessoas e na relação de pedidos ao Papai Noel feita por muitas crianças.
É justificável o interesse pelos smartphone, principalmente por sua polivalência e sua grande multiutilidade: jogos, fotos, videos, redes sociais e é sobre a forma que ocorre o uso do smartphone que apresenta-se a pergunta-título deste artigo: você sabe como seu filho usa o smartphone?
Se você ainda não fez essa pergunta, deveria fazer. Pois o smartphone é uma porta aberta para uma nova realidade:  uma nova realidade que pode expor o adolescente e a criança a experiências psicológicas positivas e destruidoras ao mesmo tempo.
O bom uso do smartphone pode fazer o adolescente encontrar videos sobre ciência, educação, história, filosofia e construir um conhecimento que seja útil à vida pessoal, intelectual e profissional de um modo muito positivo. O uso da internet pode incentivar crianças e jovens a expor feitos criativos, proporcionando uma exposição que pode gerar reconhecimento público por algo positivo que tenha sido realizado.
Contudo, o contato com a internet pode também proporcionar que a criança e o adolescente se exponha indevidamente e inadequadamente, principalmente no que se refere ao sexo, quando algo que é do foro privado, é registrado por foto e vídeo e "cai na rede" de modo intencional ou acidental prejudicando a imagem e gerando consequencias sociais e psicológicas de dificil mensuração atual e futura para toda a família.
Em tempo de Whatsapp que circula-se com grande facilidade fotos e vídeos, os pais devem estar atentos a como as crianças têm realizado o uso dos smartphones, pois as crianças estão expostas cada vez mais cedo a conteúdo de caráter sexual o que pode prejudicar o amadurecimento psicológico proporcionando riscos sociais.
Um outro tema é a violência que também pode ser disseminada pela internet. É recorrente na televisão jovens registrarem brigas e as publicarem na rede e compartilham nos smartphones, sendo muitas vezes os videos de conteúdo sexual e violência serem utilizados para chantagear e obter vantagens por agentes criminosos junto à crianças e adolescentes.
A família deve estar viigilante e conversar com a criança sobre o cuidado que deve existir quanto ao uso dessas novas tecnologias antes de presenteá-lo com um smartphone. São grandes os perigos e uma atenção especial deve ser dada aos pais a este tema de modo a proteger seu filho.

Portanto, preocupa-me quando se incentiva que crianças usem smartphone e que os pais incentivem ou não tenham o cuidado de orientar seus filhos quanto ao uso dessas tecnologias. Em tempo de Natal examinem o que realmente é importante para a vida da criança/adolescente e quais são os valores mais importantes a serem dados e construídos na família.

Nenhum comentário: