sexta-feira, maio 24, 2024

10 anos de trabalho na UFRN

 Estou comemorando em 23 de maio de 2024 10 anos de trabalho na UFRN. Sou muito grato pelas grandes oportunidades que tive neste período. Destacaria a oportunidade de ter feito um pós-doutorado nos Estados Unidos. O que aprendi no meu pós-doutorado foi incomensurável, identificando a oportunidade de atuar na área espacial. Foi neste pós-doutorado com bolsa da Capes que percebi que poderia acomodar no Núcleo de Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido – NUPECS, a estação espacial análoga Habitat Marte. Desde nossa primeira missão em dezembro de 2017 a maio de 2024, hoje temos participantes de mais de 40 países, quase 170 missões e 1000 participantes. Hoje, além da estação Habitat Marte, criamos também as estações Lava Cave e Habitat Lunar nos configurando como um complexo aeroespacial.

Como forma de comemorar esses 10 anos de UFRN e registrar meus aprendizados, estou lançando o livro Treinamento de astronautas: lições para indivíduos de organizações.

 

Quanto à minha experiência na UFRN, sou grato também em ter sido estudante nesta fantástica instituição pública e gratuita.

A minha forma de retribuir está relacionada em sempre ter procurado atuar de modo inovador desde quando fui estudante na instituição. Na graduação meu TCC foi sobre incubadora de empresas; o meu mestrado sobre hélice tríplice e sistema local de inovação e o doutorado sobre sustentabilidade. Sempre documentos temáticos pioneiros e com certeza os primeiros sobre os referidos temas escritos no Rio Grande do Norte.

 

Novamente, minha forma de agradecer é pensar de modo inovador. O livro Treinamento de astronautas: lições para indivíduos de organizações, lançado hoje em 23 de maio de 2024, é este testemunho! Este é o primeiro livro sobre treinamento de astronautas escrito no Brasil. O tema treinamento de astronautas pode parecer estranho para o Brasil, mas imagino que a forma como os astronautas são selecionados, capacitados e realizam seu trabalho no espaço traz vários aprendizados para o dia-a-dia na Terra para indivíduos e organizações, como o título sugere. Faço portanto um casamento do tema com administração e psicologia, minhas áreas de formação.


Nenhum comentário: