segunda-feira, outubro 22, 2007

I Primeiro Encontro Potiguar de Blogueiros e Blogs - Papablog

Segue agora o comentário do PAPABLOG que aconteceu dia 20 de outubro às 15 horas no Auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte em Mossoró.

Tendo em vista a inovação de Mossoró ter sido a quarta cidade brasileira a sediar um encontro estadual de blogueiros, pode-se considerar que o I Primeiro Encontro Potiguar de Blogueiros e Blogs - Papablog foi um sucesso apesar do número restrito de participantes.

Debateu-se sobre as dificuldades e atribuições dos blogueiros para manterem seus blogs atualizados. Muitos desses blogs começaram como diários digitais ocorrendo posteriormente a profissionalização.

Entre as orientações extraídas para o maior sucesso dos blogs, destaca-se:
- atualização;
- foco;
- público-alvo;
- monitoramente do acesso (uso do Google Analytics);
- evitar notas muito grandes;
- citar fonte das informações.

Sobre o tema principal “Popularizando os blogs no Rio Grande do Norte: Incentivando a leitura de espaços virtuais”, discutiu-se que os adolescentes deveriam estar lendo mais. Tendo em vista os websites de eventos serem muito populares, poderia-se estabelecer uma parceria para que estes possuíssem links para blogs.

O encontro foi muito interessante pela troca de experiências sobre técnicas e estratégias a serem adotadas para o melhor funcionamento de blogs.

Destacou-se o serviço dispnibilizado pelo www.twitter.com que possibilita postar mensagem no blog pelo celular. O serviço serve de ponto de partida para que o blogueiro posteriormente realize um post maior.

No evento criticou-se alguns jornais de Mossoró que copiam informações de outros blogs e jornais sem citar a fonte.

Para quem monitora as informações de vários blogs, uma opção seria usar o Google Reader.

Um dos pontos discutidos foram as estratégias a serem adotadas para a realização do próximo encontro que deve ocorrer no início de 2008. Enfatizou-se que uma boa estratégia seria afinar a parceria com jornais.

Uma outra recomendação seria acompanhar a metodologia utilizada na organização dos eventos Blogcamp e Barcamp que aconteceram em outras cidades. Uma outra possibilidade seria o encontro possuir uma temática.


Figura 1 – Participantes do I PAPABLOG: em pé, Carlos Fran e Thiago Alex; sentados: Pedro Henrique, João Souto e Julio Rezende

Destaca-se no evento a participação de Carlos Fran que realizou duas exposições sobre como divulgar melhor os blogs. Thiago Alex, Pedro Henrique, João Souto e Julio Rezende participaram discutindo estratégias que podem utilizadas para a popularização do recurso. O PAPABLOG promoveu a discussão de todos os aspectos previstos na programação do evento.

Nenhum comentário: