terça-feira, julho 14, 2009

Os livros dos mortos

Julio Francisco Dantas de Rezende

Certo dia de 2009 comprei em um sebo o livro “A history of indian policy”. O livro aborda o desenvolvimento de várias políticas públicas nos Estados Unidos direcionadas aos indígenas americanos. Simpático pelo tema, não perdi de comprar a publicação que estava disponível por apenas treze reais. Depois procurando mais referências sobre a publicação descobri que ela valia pelo menos 72 dólares no website da Amazon. Quer dizer, o livro foi uma verdadeira pechincha.
Um outro dia olhando mais cuidadosamente a publicação descobri que ela possuía uma dedicatória do próprio autor S. Lyman Tyler ao destinatário Tarcisio Motta. Me chamou a atenção como um livro com dedicatória foi parar em um sebo. Um livro autografado pode gerar um elevado sentimento em relação ao proprietário. Não se trata de uma publicação que simplesmente se disponibiliza a preço de banana em um sebo.
Quando uma coisa dessas acontece existem poucas hipóteses: ou o proprietário do livro entrou em profunda crise financeira e se desfez de seu acervo ou ele morreu e algum familiar se desfez do acervo. Fui novamente ao Google e pesquisei “Tarcísio Motta”. Para minha surpresa descobri que o livro de 1973 em bom estado de conservação havia sido de um fantástico artista que havia falecido em 12 de abril de 2008 aos seus 67 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Bem, a propósito, o sebo em que encontrei esse livro precioso e tive esse encontro póstumo com o senhor Tarcísio Motta é o sebo de Jácio na avenida Xavier da Silveira. Recomendo.

Nenhum comentário: