Na última semana, quatro municípios da Bahia iniciaram as negociações com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para a implantação do programa Cidade Digital. São eles: Conceição da Feira, Santa Bárbara, São Domingos e Amélia Rodrigues.
A iniciativa, que visa dotar os municípios de uma infraestrutura de comunicação de dados e serviços agregados, por meio de uma rede de alto desempenho que suportará serviços da internet, intranet e aplicações coorporativas, já está em fase de elaboração em 14 municípios baianos, dentre eles Vitória da Conquista, Nova Fátima, Pau Brasil e Retirolândia.
De acordo com o prefeito de Conceição da Feira, Edvaldo dos Santos, o programa vai democratizar o acesso aos meios de comunicação e às tecnologias, proporcionando o desenvolvimento econômico e social dos municípios. "Sabemos do potencial modernizador desse projeto para a administração pública e queremos fazer parte dele”, disse o prefeito.
Segundo a diretora de Fomento às Tecnologias da Informação da Secti, Erica Rossiter, o programa Cidade Digital vai garantir pontos de internet para uso doméstico a preços não superiores a 30% dos praticados no mercado para as famílias de baixa renda. A iniciativa também prevê a implantação de pontos de livre acesso à internet (hot spots) em praças públicas, mas, segundo a diretora, o perfil de cada projeto depende do gestor municipal, pois o programa é implantado em parceria.
A Secti-BA é associada à ABIPTI.
Informações sobre as atividades realizadas pela Secti-BA podem ser obtidas no site www.secti.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário