segunda-feira, maio 16, 2011

I Colóquio de Economia Cultural do Sertão


O Sertão - enquanto elemento simbólico e ambiental – vem inspirando poetas, cantadores e artistas, indivíduos esses que se inserem em um contexto compreendido como Economia Cultural.
O I Colóquio de Economia Cultural do Sertão acontecerá em duas cidades: Mossoró às 19 horas em 3 de junho de 2011 no auditório da FANAT, UERN (Campus Central) e na cidade de Caiçara do Rio dos Ventos nem 5 de junho de 2011 no Instituto Boa Sorte no estado do Rio Grande do Norte.
Os eventos idealizados pelo professor Julio Rezende são motivado pelo lançamento do livro “Música e Sertão Absoluto: a experiência do cancioneiro de Elomar” (Selo Editorial Epifania, Edições UERN e Sarau das Letras).
Participarão do colóquio os seguintes pesquisadores:
Julio Rezende – UERN, Instituto de Inovação e Sustentabilidade
David de Medeiros Leite - UERN
Alan Rocha (Vitória da Conquista – BA)
Aécio Cândido - UERN
Geraldo Carneiro - UERN

O objetivo do presente evento é debater as associações entre a cultura e o interesse social, econômico e ambiental. Isso significa que a saúde humana - expressa no bom convívio do ser humano com seus estados de consciência - é vivenciada em diálogo com o meio ambiente.
A música do violonista de Vitória da Conquista, Elomar Figueira Mello é um exemplo de uma expressão cultural que bebe das experiências de observar o sertão. Seu labutar em campos de cabras; o observar da alvorada serve de elemento de inspiração à sua música. Assim como ele, são muitos os músicos, poetas, pintores, artesãos que têm na natureza a alegoria para cantar, escrever e pintar uma interpretação deste mundo natural.
Não resta dúvidas que um relacionamento harmônico com a natureza pode impulsionar a criatividade, a geração de emprego e renda, evitar as drogas, gerar a ocupação.

Maiores informações:
Prof. Julio Rezende – 84 9986-9173.
juliofdrezende@hotmail.com
www.twitter.com/juliofdrezende
http://www.juliorezende.com/

Organização: Instituto de Inovação e Sustentabilidade e UERN.

Nenhum comentário: