quarta-feira, dezembro 27, 2006

Blog de Julio RezendePensando os Sistemas Locais de Inovação

Os Sistemas Locais de Inovação (SLIs) no Brasil estão fortemente determinados pelo escopo dos territórios estaduais. Desse modo o governo de cada estado tem desenvolvido reflexões próprias sobre qual seja o melhor desenho de sistemas de inovação.
Os conceptores desses sistemas independentes em alguns momentos interagem no sentido de identificar oportunidades de parceria e oportunidade de melhoria do desenho e organização dos sistemas. Um desses encontros é o Fórum Nacional de Secretários Municipais de C&T.
Tem se percebido que quanto maior a presença de agentes de desenvolvimento, instituições de Ensino Superior e organizações de pesquisa, maior a capacidade de aproveitar oportunidades de financiamento e fortalecimento do sistema de inovação. Associa-se ainda não apenas o fator “quantidade de instituições”, mas o aspecto “competência tecnológica” como um fator decisivo para se permitir captar maior volume de recursos de financiamento à inovação.
Dessa forma, a criação de organizações de desenvolvimento econômico como incubadoras de empresa, parques tecnológicos, agências de desenvolvimento econômico, fundações de amparo à pesquisa, secretarias de ciência e tecnologia, centros federais de ensino e organizações sociais com parceria com o governo determinam a criação de maior capacidade dos sistemas em estabelecerem políticas públicas, se auto-organizarem e desenvolverem estratégias de desenvolvimento econômico integradas à inovação.
Contudo tem se observado como crucial no contexto brasileiro a atuação dos Governos Estaduais, através das Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia, no sentido de criar organizações e instrumentos voltados à inovação. Verifica-se ainda como importante a organização do setor empresarial através das Federações de Indústria e da atuação de organizações como o SEBRAE que congrega o interesse das organizações empresariais.
Nesse sentido, a dinâmica presente nos Sistemas Locais de Inovação estaduais no Brasil, dependem em grande medida da forma como atuam as empresas, da capacitação e de empresários e gestores, do nível de sofisticação e qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos, ou densidade de emprego de tecnologias nos processos produtivos, grau de inovação dos produtos e serviços desenvolvidos e nível de integração à tendências globais de produtos/serviços, emprego de tecnologias e modelos de negócio.
Seria a organização destes sistemas de inovação que colaboraria para a consolidação de um status de competitividade de algumas organizações.
Considerando-se estes aspectos e assumindo-se como pressupostos de que a sobrevivência e sustentabilidade é determinada pela habilidade de inovar (fenômeno este caracterizado pela existência de habilidade internas como as citadas anteriormente) e da ambiência externa favorável, diga-se ambiente sistêmico, no âmbito de Sistemas Nacionais de Inovação é pertinente que gestores de territórios, como os Estados assumam responsabilidades de geração de uma dinâmica de auto-criação de valor (conhecimento+tecnologia+pessoas) junto aos partícipes do sistema local de inovação do tipo hélice tripla: governo, universidade e empresas.
Portanto, é fundamental que se identifique qual o nível de maturidade dos sistemas locais de inovação e a manifestação do fenômeno da liderança. É fundamental que se responda as perguntas: quem lidera a dinâmica de integração do sistema local de inovação? Qual o papel do governo, da universidade e das empresas neste cenário?
É com base nestas reflexões que justifica-se que sejam empreendidas pesquisa no âmbito dos territórios estaduais no sentido de apresentar orientações para a organização dos setores da economia, podendo assim existir maior sustentabilidade das organizações inseridas nestes contextos, havendo assim a construção de indicadores referentes à melhoria dos níveis de emprego, renda e qualidade de vida.

Fim de ano, renascimento, inovação

Consegui fazer muita coisa neste final de ano, principalmente nestes últimos dias.

Examinando o meu blog percebi a data da minha última postagem (22/08/2006). Muito tempo para uma ferramenta que tem o propósito de estar atualizada. Justifico-me. Neste período realizei duas viagens ao exterior, estive em quatro países e participei de três eventos internacionais. Neste período também trabalhei duro no projeto da Escola de Petróleo de Mossoró e neste finalzinho estou me dedicando ao meu antigo projeto de publicar o meu livro: Matrix e Administração Transpessoal. Paralelamente trabalho na versão em inglês com a colaboração de algumas tradutoras. A idéia é que nas minhas próximas viagens ao exterior eu possa estar me apresentando, fazendo alusão ao meu livro, em lingua universal. Talvez seja o primeiro autor potiguar a ter o livro lançado em português e inglês.

No âmbito da pesquisa, tenho pensado muito sobre a temática da realidade virtual. Com certeza esta será um dos temas que apresentam muitas oportunidades de reflexão e possibilidade de contribuir com algumas idéias novas. Desse modo permanecem as minhas área de interesse em pesquisa:
- economia do petróleo e gás natural,
- Sistemas e políticas de inovação,
- estados de consciência e psicologia transpessoal,
- virtualidade e realidade virtual

De 2007 a 2008 pretendo estar ingressando no doutorado. O cosmos conspirará ao meu favor para que isto se realize. Cursando a disciplina de Análise Organizacional do professor Fernando Lopes (PPGA/UFRN) me motivei mais ainda em entrar em contato com literatura internacional na área de inovação. Acredito que esta temática seja fundamental para o desenvolvimento de um estado como o Rio Grande do Norte, que é atrasadíssimo em muitas áreas e que tem uma predileção em não aceitar a própria ignorância.

Espero em 2007 operacionalizar o Instituto Integral de Investigação em Inovação e Sustentabilidade (INOVATIX).

Espero que o meu trabalho na Agência de Fomento do RN (AGN) seja de crescimento e que eu possa colaborar com Prefeitura Municipal de Mossoró no sentido de criar, planejar e fortalecer a economia do petróleo e gás natural através da Escola de Petróleo de Mossoró.

Um abraço e feliz 2007,

Julio Francisco Dantas de Rezende

quarta-feira, agosto 23, 2006

Incubanet inscreve até o dia 27 de agosto - 14/08/2006

A Incubadora de Empresas do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Incubatep/ITEP) abriu inscrições para o processo seletivo para ingresso de novas empresas (pessoa física ou jurídica) de base tecnológica no Programa de Incubação da Instituição.
Estes ano serão disponibilizadas seis (06) vagas, sendo que parte delas será prioritariamente destinada às empresas com perfil adequado a atender as demandas do setor Petroquímico, e demais investimentos em fase de implantação no Complexo Industrial-Portuário de Suape. "Esta é uma grande oportunidade para as empresas que queiram redirecionar seus produtos, serviços e capacidade de atendimento para as novas exigências do mercado industrial, que hoje surgem a partir de Suape", explica o coordenador da Incubatep, Geraldo de Magela.
Também haverá vagas para empresas (produtos ou serviços) de outros setores, tais como: automação industrial, design (prototipagem), metal-mecânica, química industrial, eletrônica embarcada, meio ambiente, T.I., e outras, conforme descrito do Edital de Seleção, Os empreendedores interessados no processo deverão acessar o edital e a ficha de inscrição pelo site do ITEP, através do endereço www.itep.br/editalincubatep.
Incubação - É um ambiente facilitador de transformação de um projeto de base tecnológica em unidade de negócio (empresa). "No ITEP, o ambiente de incubação oferece módulos individuais confortáveis (salas de trabalho) para cada uma das empresas participantes do programa, onde esses projetos serão desenvolvidos, com o apoio de profissionais especializados nas áreas consultoria em design, marketing, comunicação empresarial, planejamento estratégico, gestão de projetos, propriedade intelectual e assessoria jurídica", afirma Magela.
Além de contar com o apoio consultivo durante o período de incubação - que é de dois anos - os incubados também têm a oportunidade de participar de feiras e eventos regionais e nacionais. Em algumas fases, esse apoio também se estende à divulgação promocional dos produtos e serviços das empresas, seja por meio de material promocional (folderes, cartazes, banners e folheteria em geral), ou da veiculação na mídia espontânea.
ServiçoInscrições para o processo seletivo de empresas de base tecnológica que queiram ingressar no Programa de Incubação do ITEP.Período:Recepção de propostas: até 27 de agosto de 2006Avaliação e apresentação oral: de 28 a 31 de agosto de 2006Divulgação de resultados: 1º de setembro de 2006Outras informações, edital e ficha de inscrição: www.itep.br/editalincubatep

terça-feira, agosto 08, 2006

Jeff Han

Um dos pesquisadores mais criativos da atualidade que conheço é Jeff Han do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Nova Iorque. O seu projeto é o "Multi-Touch Interaction Research".

Maiores informações e videos podem ser encontrados nos sites:
http://mrl.nyu.edu/~jhan/ftirtouch/
http://www.honsy.trust-in-help.de/2006/03/08/das-nen-ich-mal-nen-touchscreen/ e
http://mrl.nyu.edu/~jhan/

segunda-feira, agosto 07, 2006

Feira do livro em Mossoró

A organização da II Feira do Livro de Mossoró prevê a participação de mais de trinta mil pessoas da Região Oeste e de municípios de Estados vizinhos, de 8 a 13 deste mês. A abertura será feita pela prefeita Fafá Rosado, terça feira, a partir das 19h, na Estação das Artes Eliseu Ventania. A visita aos estandes se dará terça-feira, 8/08, das 18h às 21h. De quarta a sexta, das 10h às 21h, sábado e domingo das 15h às 21h.

domingo, agosto 06, 2006

YouTube

descobri recentemente o www.YouTube.com e fiquei realmente muito impressionado. Trata-se de um portal de videos. Pude encontrar entrevistas e apresentações de Robert Plant. Trata-se de um recurso bastante interessante para o desenvolvimento de pesquisas com foco em imagem.

sábado, julho 29, 2006

Mossoró Cidade Digital

Um importante projeto de desenvolvimento que estou colaborando é Mossoró Cidade Digital. Mais informações podem ser obtidas nos endereços:
http://www.prefeiturademossoro.com.br/seminario/Cidade_Digital.pdf
http://www.mossorodigital.blogspot.com/

Comunicação e TV

Esta semana participei de um curso imersivo de psicologia transpessoal que a temática principal era a comunicação. O curso é ministrado por Léo Matos da Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal (abpt@oi.com.br). O curso teve um enfoque experiencial que possibilitou ter profundos insights sobre a natureza da comunicação. Um dos aspectos interessantes que me motivam a escrever este artigo se refere á perspectiva da comunicação começar internamente através do nosso pensamento, nossas reflexões. Portanto, antes de nos comunciarmos com o mundo, nos comunicamos com nós mesmos. Quando nos comunicamos com nós mesmos, fica muito mais fácil identificar nossas motivações mais profundas, nossos propósitos. Nesse contexto, torna-se mais forte o poder criativo, pois é possível identificar estratégias e soluções quanto ao que dizer, dialogar e escrever, havendo assim uma melhor comunicação.
Pois bem, vindo com esta clareza de pensar e refletir do curso, chego no meu apartamento logo a TV no canal 61 (Disney Channel) e assisto Piratas do Caribe. Excelente. No dia seguinte pela manhã ligo a TV e passa um documentário interessante sobre reciclagem. Então começa uma programação de bobagens e depois mais bobagens. E é sobre isto que é mais importante refletir.
Acredito que a TV tem um profundo poder de nos distanciarmos das nossas motivações, pois muitos aspectos estão sendo comunicados ao mesmo tempo. São muitas mensagens, muitas propagandas, diferentes contextos, ruidos, ilusões. São tantas informações que podemos ficar confusos, perdidos sem que percebamos. Quando percebemos já se passou muitas horas ou minutos em frente a TV. Não sou contra a TV. Só acredito que devemos assistir a TV apenas quando estamos motivados para tal. A TV não deve ser um costume, um hábito, mas uma diversão, uma experiência. A TV não deve ser apenas olhada, mais vista, isto é: percebida criticamente. Isto é uma mensagem importante para pais de crianças e adolescentes que são criadas em frente de uma TV. A TV não educa por si própria. Talvez o seu principal papel seja distanciarmos de nossas motivações. Portanto, cuidado a assistir a TV ou ao utilizá-la como um entretenimento. Ela é mais do que isso e portanto merece atenção e reflexão sobre seu papel na sociedade.

quinta-feira, maio 11, 2006

Blog de Julio Rezende

Blog de Julio Rezende
Foi publicado artigo no New York Times de autoria de Michiko Kakutani sobre vários livros que têm sido lançados recentemente avaliando o governo de George Bush. O que achei interessante é que vários escritores, de diferentes linhas de pensamento, defesa e ataque ao presidente, concordam quanto às falhas nas condições das políticas públicas, principalmente a política militar que o país vem empreendendo. O endereço da matéria é: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2006/05/11/ult574u6576.jhtm.

segunda-feira, maio 08, 2006

Primeira postagem

Esta é a minha primeira postagem em meu primeiro Blog. É interessante imaginar se um blog como este permanecerá incognito ou se haverá alguém com o interesse de consultá-lo.
De qualquer modo, acredito que o Blog é uma ferramenta interessante para compartilhar estados de consciência, isto é: influenciar a criação de novas realidades; influenciar pessoas; disseminar uma idéia, um ponto de vista. Como uma pedra jogada em um lago calmo que desencadeia uma onda que faz tremular a superfície por algum tempo até encontrar novamente o repouso. Idéias são assim: tremem um pouco a realidade e depois pode ser que se regresse ao estado original, ou não.
Em um primeiro momento estou interessado em postar alguns conteúdos como forma de aposentar minha agenda que uso há algum tempo.
Tenho percebido muita coisa inquietante ao meu redor e acredito seja interessante compartilhar e pensar com outras pessoas a respeito. O blog colabora para isso.
Aqueles que descobrirem a existência deste lugar no mundo virtual, por favor postem algum comentário para descobrir que não falo sozinho nesse deserto virtual e que existem consciência além de pedras e grãos de areia nesta noite fria no deserto do real.
Um abraço a todos e espero nos encontrarmos neste blog que transcende a minha própria consciência.
O meu desejo de um estado elevado de consciência.