quarta-feira, dezembro 27, 2006

Fim de ano, renascimento, inovação

Consegui fazer muita coisa neste final de ano, principalmente nestes últimos dias.

Examinando o meu blog percebi a data da minha última postagem (22/08/2006). Muito tempo para uma ferramenta que tem o propósito de estar atualizada. Justifico-me. Neste período realizei duas viagens ao exterior, estive em quatro países e participei de três eventos internacionais. Neste período também trabalhei duro no projeto da Escola de Petróleo de Mossoró e neste finalzinho estou me dedicando ao meu antigo projeto de publicar o meu livro: Matrix e Administração Transpessoal. Paralelamente trabalho na versão em inglês com a colaboração de algumas tradutoras. A idéia é que nas minhas próximas viagens ao exterior eu possa estar me apresentando, fazendo alusão ao meu livro, em lingua universal. Talvez seja o primeiro autor potiguar a ter o livro lançado em português e inglês.

No âmbito da pesquisa, tenho pensado muito sobre a temática da realidade virtual. Com certeza esta será um dos temas que apresentam muitas oportunidades de reflexão e possibilidade de contribuir com algumas idéias novas. Desse modo permanecem as minhas área de interesse em pesquisa:
- economia do petróleo e gás natural,
- Sistemas e políticas de inovação,
- estados de consciência e psicologia transpessoal,
- virtualidade e realidade virtual

De 2007 a 2008 pretendo estar ingressando no doutorado. O cosmos conspirará ao meu favor para que isto se realize. Cursando a disciplina de Análise Organizacional do professor Fernando Lopes (PPGA/UFRN) me motivei mais ainda em entrar em contato com literatura internacional na área de inovação. Acredito que esta temática seja fundamental para o desenvolvimento de um estado como o Rio Grande do Norte, que é atrasadíssimo em muitas áreas e que tem uma predileção em não aceitar a própria ignorância.

Espero em 2007 operacionalizar o Instituto Integral de Investigação em Inovação e Sustentabilidade (INOVATIX).

Espero que o meu trabalho na Agência de Fomento do RN (AGN) seja de crescimento e que eu possa colaborar com Prefeitura Municipal de Mossoró no sentido de criar, planejar e fortalecer a economia do petróleo e gás natural através da Escola de Petróleo de Mossoró.

Um abraço e feliz 2007,

Julio Francisco Dantas de Rezende

Nenhum comentário: