quinta-feira, janeiro 29, 2009

Chega ao Rio Grande do Norte a primeira especialização em Psicologia Transpessoal

Uma abordagem psicológica que proporcione a possibilidade de transformação e crescimento pessoal e espiritual, através de um mergulho profundo dentro de nós mesmos, de forma que possamos nos descobrir interiormente nesse processo evolutivo diário, caminhando além do ego, transpondo os limites do pessoal, alcançando o plano Transpessoal. Uma corrente da Psicologia, a Transpessoal, chamada pelos teóricos de quarta força e que se torna um dos ramos da corrente da Psicologia mais difundidos no país e no mundo, pode proporcionar esse intenso auto-conhecimento. No Rio Grande do Norte, profissionais especializados nessa área existem, mas foram formados fora do Estado. Agora, vai ser possível se especializar em Psicologia Transpessoal também aqui. O termo transpessoal significa "além do pessoal". Esse termo é utilizado porque a psicologia transpessoal se ocupa não somente dos conflitos existenciais das pessoas, mas também do potencial de desenvolvimento que existe em cada um de nós e da profunda conexão entre nós e coletivo ao nosso redor. Outro diferencial é a compreensão da espiritualidade como parte do processo de crescimento humano. Cultivar a espiritualidade necessariamente não é professar uma religião mas o sagrado e a ética que existe em cada pessoa.
ESPECIALIZAÇÃO - Poucos cursos de graduação em Psicologia oferecem a disciplina de Psicologia Transpessoal, e um deles é o de Psicologia da UFRN, ministrado como disciplina complementar pela professora Fátima Tavares. Nos Estados Unidos, há vários anos, já existe a especialização em Psicologia Transpessoal. No Brasil, já há um gradual crescimento na oferta de cursos de especialização nessa área e, pela primeira vez, chega aqui ao Rio Grande do Norte, o curso de especialização em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal, promovido pela Universidade Potiguar, com 400 horas de aula, que tem como objetivo fornecer aos profissionais da área de psicologia, e áreas afins, uma formação pedagógica que lhes permitam, tanto ao nível teórico quanto instrumental, a utilização das técnicas transpessoais em suas áreas de atuação.
Atualmente, a Psicologia Transpessoal é uma das teorias mais pesquisadas e estudadas no mundo, por causa de suas aplicações na psicoterapia, na educação, na saúde e nas organizações, sendo sua base teórica transdisciplinar, e seu método experiencial.
Segundo os coordenadores do curso, os psicólogos Marlos Bezerra e Débora Diógenes, a especialização em Psicologia Transpessoal surgiu da carência de especializações nesta vertente em nosso Estado, que levava os profissionais de psicologia e demais interessados na Psicologia Transpessoal a buscarem formação em outros estados do Nordeste, cuja quase totalidade encontram-se sem a chancela de uma IES (Instituição de Ensino Superior), elevando muito o custo do investimento. Soma-se a isso o fato de que o número de cursos de graduação em psicologia existentes no Estado potiguar demanda uma clara necessidade de novas opções de especialização para a crescente parcela de profissionais recém-formados das instituições formadoras.
PÚBLICO-ALVO - A especialização em Psicologia Transpessoal, que possui áreas de concentração em Psicologia Clínica e Gestão de Pessoas, é dirigida aos profissionais da Psicologia, Medicina, Educação, e áreas afins (administradores, profissionais ligados à saúde e educação em geral), com atuação ou interesse em atuar em psicoterapia e desenvolvimento de pessoas (escolas, empresas, organizações não-governamentais, consultoria em geral). Pelo seu caráter transdisciplinar, profissionais de outras áreas poderão cursar e fazer pontes com sua área de trabalho como direito, tecnologia, meio ambiente, artes e outras áreas.
Um grupo seleto de professores especializados fazem parte da docência dessa especialização, onde as técnicas e instrumentos utilizados no processo de aprendizagem serão encaminhados no sentido de uma estreita relação entre a teoria e a prática, buscando a integração entre as duas visões.
As inscrições iniciam em Fevereiro. Para mais informações sobre a pós-graduação em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal, acesse o site da UnP (www.unp.br) ou através do telefone (84) 3215-8508/ 3234-3029/9928-9983 ou e-mail: marlosdoc@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: