segunda-feira, janeiro 12, 2009

O sucesso do Blu-ray

De acordo com o site Technology Review (www.technologyreview.com), Blu-ray, o sucessor do DVD em capacidade de armazenamento de dados em cinco vezes, foi considerado o grande sucesso na International Consumer Electronics Show, a feira de Tecnologia de Las Vegas realizada no início de 2009.
A própria Toshiba, concorrente da Sony ao procurar sustentar o padrão HD-DVD, começa a lançar os seus players com a mídia azul. Nos Estados Unidos foram comprados quase 29 milhões de unidades de filmes apenas no último quadrimestre de 2008.
De acordo com Andy Parsons, presidente da Blu-ray Disc Association, a adoção do Blu-ray é mais rápido do que o CD e o DVD e a TV de alta definição. No final de 2008, dois anos e meio depois de ser disponibilizado, o Blu-ray atingiu 10,7 milhões de usuários nos Estados Unidos. Em um intervalo de tempo semelhante na década de 90, o DVD só possuía 5,4 milhões de players. É válido considerar o número de 10,7 milhões inclui 6 milhões de PlayStation 3 que tocam o disco. Isso é surpreendente para aqueles que ainda acreditam que o Blu-Ray é uma realidade distante.
Na Feira de Las Vegas foram anunciados 18 novos players. Especialistas como Richard Doherty da Envisioneering Group acreditam que o crescimento das vendas em 2009 será cinco ou seis vezes superior ao registrado no ano de 2008, quando os americanos já tinham gasto 750 milhões de dólares em discos Blu-ray e 21.6 bilhões de dólares em DVDs. Hoje, nos Estados Unidos já existem 40 milhões de TVs de alta definição nos lares.

Nenhum comentário: