Quais seriam alguns exemplos de organização que foram transformadas a partir da adoção de um projeto de inovador?
Em resposta a este questionamento sobre um exemplo de projeto de inovação eu diria que muitas ações são implementadas em uma organização sem que sejam percebidas como um projeto de inovação, o que torna algumas vezes mais difícil identificar um "projeto de inovação" no sentido do termo. Os projetos de inovação devem ser reflexo de um comportamento de gestão da inovação. Diria ainda mais que o um projeto de inovação deve ser reflexo de uma visão estratégica de inovação e sustentabilidade por parte das organizações.
Contudo, veja o caso da Coca Cola publicada na Revista Veja de Edição 2168 / 9 de junho de 2010 na matéria "Matar a natureza é matar o lucro":
“Há dez anos, quando anunciou uma série de investimentos inéditos em projetos ambientais, a Coca-Cola não estava preocupada com o derretimento das geleiras do Ártico nem queria salvar os ursos-polares ameaçados de extinção. Diante de estudos que apontavam para a crescente escassez de água doce no planeta, a empresa se convenceu de que ignorar o problema poderia ser perigoso para o futuro de seu negócio. A água é a principal matéria-prima para a fabricação dos mais de 3 000 produtos da marca. A companhia injetou bilhões de dólares na criação de métodos e programas de reutilização e tratamento de água em suas fábricas, em mais de 200 países. Os resultados começaram a aparecer recentemente. Em cada uma das 43 unidades brasileiras, gastavam-se 5,5 litros de água para produzir 1 litro de refrigerante. Hoje esse gasto é de 2,04 litros. A redução representa uma economia de 500 000 reais ao ano, por fábrica. "Com a população mundial perto dos 9 bilhões e a água cada vez mais escassa, não tínhamos outro caminho a seguir", afirmou recentemente o presidente mundial da Coca-Cola, Muhtar Kent, em entrevista à revista Forbes” (VEJA, 2010).
Bem, este seria um bom exemplo de um projeto de inovação que gerou uma transformação na indústria atendendo ainda a uma demanda por sustentabilidade ambiental e econômica.
O projeto "Inovação e Sustentabilidade em Marcenaria e Movelaria" que submeti ao CNPq e está aguardando aprovação, é um outro exemplo. A inovação da proposta se caracteriza pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços por parte de empreendedores individuais e empresas da área de marcenaria e movelaria que atuam no estado do Rio Grande do Norte e que caracterizam-se como clientes do Armazém Ribeira. De modo geral, pretende-se aumentar o mercado de produtos e serviços em marcenaria e movelaria desenvolvendo-se vantagens competitivas locais.
O serviço a ser desenvolvido, a partir da operacionalização do projeto “Inovação e Sustentabilidade em Marcenaria e Movelaria”, se caracteriza pelo desenvolvimento de um modelo de negócio inovador que compreende a elaboração de material explicativo e de instrução a serem apresentados aos clientes pessoa física e jurídica do Armazém Ribeira. Os materiais de instrução (apostilas, apresentações em Microsoft Powerpoint e folders) servirão de apoio a cursos e palestras e mini-cursos a serem ministrados a profissionais da área de marcenaria e movelaria. A operacionalização do projeto compreende, de maneira geral o aprimoramento das formas de relacionamento do Armazém Ribeira com os clientes gerando inovações e maior capacidade de sustentabilidade.
O projeto “Inovação e Sustentabilidade em Marcenaria e Movelaria” visa fomentar uma percepção de oportunidades de mercado por parte de profissionais de marcenaria e empresas de móveis a partir da incorporação de elementos de inovação e sustentabilidade a partir do uso dos produtos e serviços do Armazém Ribeira. Com isso verifica-se que o projeto pode gerar novas capacidade de sustentabilidade por parte dos negócios e empreendedores atendidos pelo projeto.
Finalmente, apesar do projeto “Inovação e Sustentabilidade em Marcenaria e Movelaria” atender diretamente à empresa Armazém Ribeira, constata-se que o projeto possui um efeito coletivo e multiplicador ao atender ao Arranjo Produtivo Local de Marcenaria e produção de móveis no estado do Rio Grande do Norte.
Fonte: http://www.juliorezende.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário