terça-feira, abril 03, 2012

É necessário a leitura (artigo de Julio Rezende)


     É necessário a leitura, pois estamos perdendo uma capacidade de imergir e adentrar na fantasia proposta por um livro de literatura. Assim, tolhe-se a imaginação, degeneram-se os processos criativos e desenvolvemos uma superficialização da experiência humana prejudicando qualquer processo transcendente, de imaginar uma realidade que transcenda o presente.
     Temos substituído atos de leitura mais imersivos por experiências mais superficiais como o Twitter e o Facebook. Vivemos assim um excesso de presente, um apego ao hoje, ao materialismo, ao consumo de roupas, alimentos, carros, desnecessidades, iPads, não para ler e-Books, mas para atualizar os perfis nas redes sociais.
     Como não se conhece o passado não se tem informação da experiência de outras pessoas, com as quais poderíamos aprender a termos uma vida melhor.
     Como não há um exercício de imaginar o futuro, apenas consome-se, engorda-se sem qualquer preocupação com o amanhã. Puro materialismo e hedonismo. Tornamo-nos seres superficiais condenados à armadilha do presente. Ao perdemos nossa capacidade de pensar o futuro, o que nos resta então é a barbarie e a violência, pois não há esperança, não há a capacidade de imaginar um futuro diferente. Assim, vibrando nessa  energia esperamos o fim do mundo nos pequenos ecrãs dos iPhones, quando o Twitter comunicará: Fim!
     Que falta um livro nos faz! Que sociedade mais humana maravilhosa e transformada podemos ter quando cultivamos o hábito da leitura! Os livros reservam ensinamentos e experiências e proporcionam a conscientização e a construção de valores humanos. Somente assim será possível se edificar uma sociedade mais humana, menos violenta e repleta de oportunidades. Somente a partir da leitura há possibilidade de se ter esperança.

Nenhum comentário: