terça-feira, abril 17, 2012

Economia criativa, copa do mundo e ambiente institucional (por Julio Rezende)


Economia criativa, copa do mundo e ambiente institucional
Julio Francisco Dantas de Rezende

                  Meu sentimento é de a Copa do Mundo, pelo menos em Natal, concentrar seu poder na geração de renda mais durante os dias de realização do torneio esportivo ao invés de um espaço de tempo mais prolongado. Entendo que empregos e investimentos já estão sendo gerados a partir da construção do Arena das Dunas, mas poderia ser mais.
                  A copa do mundo só trará benefícios sustentáveis caso compartilhe riqueza e oportunidades. Nesse sentido, é necessário um esforço de imaginar como os recursos aportados via a atividade turística podem gerar oportunidades de negócio para pequenos empreendedores.
                  Os governos em suas várias esferas não estão conseguindo proporcionar um ambiente institucional favorável à criação de novos negócios. Isso significa que não está exitindo condições institucionais suficientes a grandes empreendedores realizarem aportes de recursos mais vultuosos. A explicação decorreria de atrasos na construção dos estágios, a burocracia que emperra a velocidade não só do próprio Estado, mas de seus parceiros de negócio na iniciativa privada. Em Natal o que está a ocorrer são investimentos e dinâmicas econômicas colaterais relacionadas ao processo de construção do estádio Arena das Dunas.
                  Também não há um Plano de Desenvolvimento Econômico que pulverize e distribua os benefícios relacionados à criação de uma dinâmica de desenvolvimento que integre e fomente a geração de negócios tanto para grandes investidores, quanto para pequenos empreendedores.
                  Desse modo, nota-se grandes desafios e é nesse sentido que se justifica esse texto, com o propósito de apresentar orientações que contemplem o compartilhamento de orientações ao desenvolvimento econômico relacionado à realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Natal.
                  Propor-se-ia então a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico Natal 2014 que envolvesse uma atenção especial à economia criativa.
                  A economia criativa envolve atividades como turismo, arquitetura, decoração, moda, software, atividades culturais (arte, música, cinema, teatro), folclore, artesanato, bijouterias, bares, restautantes, comida regional, arte, design, tecnologias de um modo geral.
                  As atividades inseridas no contexto da economia criativa não se tratam apenas de grandes empresas, envolvem em sua maioria pequenos empreendimentos e empreendedores.
                  É necessário que o Governo estimule o desenvolvimento de novos negócios inseridos no contexto da economia criativa. Alguns delineamentos são, não necessariamente nessa ordem: 1) desenvolvimento de ações de capacitação empreendedora. O SEBRAE-RN pode ser um importante parceiro.  2) criação de incubadoras de empresas e outros mecanismos de apoio a empreendimentos inseridos na economia criativa. 3) criação de programas especiais de consultoria ao pequeno empreendedor da economia cultural. 4) criar canais de comunicação e distribuição para os produtos desenvolvidos no contexto da economia criativa. 5) estimular o associativismo do empreendedores da economia criativa e a troca de experiência entre eles. 6) estimular o aprendizado do inglês e do espanhol por parte dos empreendedores a partir da oferta de cursos de língua. 7) lançar editais de fomento de empreendimentos da economia cultural. 8) disponibilização de linhas especiais de financiamento, principalmente direcionadas a oferta de capital de giro, tendo em vista ser esse tipo de capital o de maior necessidade ao desenvolvimento de produtos a serem ofertados no contexto da economia criativa.
                  A Copa do Mundo, no estímulo de atividades culturais, de lazer e entretenimento, deve  imaginar uma agenda cultural para o período de realização da Copa do Mundo. Os governos devem estar preparados para lançar editais de fomento e financiamento que favoreçam a operacionalização de diversas atividades de interesse econômico e social relativos ao torneio esportivo.
                  É necessário que os empreendedores desenvolvam uma capacidade de monitorar o lançamento de editais de apoio às atividades relacionadas à economia criativa elaborando projetos que venham a ser submetidos à órgãos de fomento e sejam aprovados.
                  Finalmente, e não menos importante, é pertinente que se realize um estudo sobre nossos símbolos e valores culturais de modo a resgatá-los enquanto um elemento de diferenciação em um cenário de globalização. É a compreensão desses símbolos que será fonte de influência do design, à realização de releituras e aplicação ao desenvolvimento de novos produtos de modo, alimentação, entre outras atividades.
                  Pequenos empreendedores inseridos no contexto da economia cultural, no momento de realização da Copa do Mundo precisam estar preparados para ofertar seus produtos.


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