quinta-feira, dezembro 11, 2014

Quem foi Manoel Dantas?



O conhecimento quanto a quem seja Manoel Dantas se mostra importante à medida que tramita-se o processo de fechamento da escola estadual que leva seu nome na cidade de Natal. Tido como certo o fechamento da escola, devido à justificativa de poucos alunos, mostra-se importante fazer-se justiça à memória de Manoel Dantas. Antes de tudo, Manoel Dantas foi meu bisavô. Isso diz muito sobre minha motivação em escrever este artigo.

Manoel Dantas, em todos os depoimentos que podem ser encontrados nos livros, artigos e na internet, o caracterizam como um visionário quanto ao futuro da cidade de Natal. Sua percepção era ampliada sobre os fenômenos sociais, econômicos, ambientais, políticos e culturais que transpassavam a história de Natal.

Algo emblemático na história de Manoel Dantas foi a realização de uma conferência intitulada "Natal daqui a 50 anos" realizada em 21 de março de 1909, no salão de honra do Palácio do Governo. O evento foi cobrado e o dinheiro arrecadado foi destinado em benefício de flagelados da seca.

Na conferência apresentou uma profunda preocupação ambiental quanto à necessidade de preservar os lençois freáticos da cidade de Natal e que caso não houvesse saneamento esses mananciais de água de excelente qualidade viriam a ser contaminados prejudicando as gerações futuras. Pode-se notar que a mais de 100 anos atrás a preocupação de Manoel Dantas é um tema atual hoje e o acidente ambiental não se conseguiu evitar havendo a contaminação dos mananciais aquíferos da cidade de Natal, prejudicando-se o abastecimento e a saúde da população.

Manoel Dantas previu o desenvolvimento do turismo na cidade a partir das suas variadas belezas naturais e seu lindo litoral e a criação da Via Costeira, embora com uma outra denominação. Imaginou também o desenvolvimento da Zona Norte de Natal. Previu a criação da TV que transmitiria imagens automaticamente e o telefone.

No seu tempo, Manoel Dantas foi um inovador sendo um dos primeiros fotográfos no Rio Grande do Norte. Registrou a cidade de Natal, os hábitos sociais, o desenvolvimento.

Manoel Dantas foi o sétimo intendente municipal de Natal, antiga denominação para o cargo de prefeito, no ano de 1924, ano esse que veio a facelecer sendo sucedido por Omar O'Grady na gestão da cidade.

O fechamento da Escola Estadual Manoel Dantas, além dos prejuízos aos estudantes matriculados, também prejudica ainda mais a história da cidade e assim o nome dos protagonistas da nossa história vai sendo apagada, numa sociedade sem história e sem valores. Mais um triste legado do Governo Estadual atual.


Demanda-se que repensem o fechamento da escola, pois possíveis dificuldades que a escola enfrenta não se resolvem com o fechamento, mas com criatividade e inovação. A escola estadual Manoel Dantas possui uma história que precisa ser respeitada.

quarta-feira, dezembro 10, 2014

Sobre o Facebook

  
          Impressiono-me positivamente com o Facebook. Impressiono-me sobre como a tecnologia pode ser uma parceira para que exista uma experiência mais saudável socialmente, psicologicamente. O Facebook pode ser um locus de encorajamento psicológico, de modo a termos uma experiência psicologia positiva.
            Considero que minha percepção positiva do Facebook decorre das pessoas que sigo refletirem pensamentos positivos. Desse modo, é como se existisse uma grande irmandade que compartilha algo comum, havendo em comum um encorajamento a um novo status de uma experiência social e psicológica.
            Sinto-me confortável em usar o Facebook. Vejo as pessoas que a mim são sugeridas como possíveis conhecidas ou amigas e examino cada foto na tentativa de tentar identificar se poderá ser alguém que conheci no passado e que o tempo me fez esquecer quem possa ser. Encontrarei algum amigo de uma infância distante? Encontrarei alguém que poderá vir a ser um novo amigo?
            O Facebook diz muito sobre o comportamento das pessoas, sobre diferentes tipos de experiências e comportamentos; o que as alegra ou entristece. Sobre minha forma de uso considero interessante o Facebook para compartilhar informações importantes, oportunidades e registrar alguns eventos que participo.

            E você? Qual a sua forma de uso do Facebook? O que lhe agrada ou aborrece?

segunda-feira, dezembro 01, 2014

Carta de agradecimento aos organizadores do Natal Startup Weekend Education



Natal, 1 de dezembro de 2014.

            Estimados organizadores do Natal Startup Weekend Education, tendo em vista o horário de término do evento ontem (30 de novembro), não foi possível agradecê-los adequadamente pela contribuição de toda a equipe local e nacional para a minha formação em empreendedorismo. Não tenho o que falar mal do evento.
            O Natal Startup Weekend Education foi muito animado. Os facilitadores são muito dinâmicos. Parece haver uma grande energia envolvida com a criação de uma cultura de empreendedorismo e inovação. O fato da apresentação dos pitchs demorarem apenas 4 minutos e os questionamentos por parte dos avaliadores transcorrerem em apenas 3 minutos propicia que o evento não seja cansativo. São várias informações sendo apresentadas com engajamento e criatividade por parte de pessosas empreendedoras. Essas características tornam o evento interessante para os participantes sendo uma oportunidade não apenas de aprendizado e motivação.
            O empreendedor pernambucano Gerson Ribeiro afirmou que o evento representou uma mudança na forma de pensar de muitas pessoas. Considero que isso seja verdadeiro. De acordo Albert Einstein, quando a mente se abre a uma nova idéia jamais ela voltará ao seu tamanho original. É isso o que a metodologia do Startup Weekend permite.
            Sim, os empreendedores vêem o mundo diferente. Mostrou-se importante conhecer os vários depoimentos narrados no Natal Startup Weekend e saber que no Brasil também podemos fazer algo diferente.
            É de responsabilidade de indivíduos inovadores, criativos e empreendedores colaborar para os participantes terem contato com o empreendedorismo e o universo das startups. Isso explica o fato de tantos empreendedores se solidarizarem com esse movimento, de modo a desejarem contribuir para a construção de um mundo melhor. Isso ocorre com a participação desses empreendedores experientes compartilhando suas experiências como mentores e facilitadores do Startup Weekend.
            A participação em um Startup Weekend é insubstituível. É a esses maravilhosos e fantásticos organizadores, mentores, facilitadores, colaboradores e avaliadores que dedico o sucesso do evento. É possível observar em especial o trabalho de algumas pessoas como Rayanny Nunes e Arnóbio Medeiros, Rafael Uchôa, entre tantos outros que não consigo recordar o nome. Parabéns a todos vocês. Imagino como foi desafiador realizar um trabalho organizado, motivado e articulado para obter apoios para o evento necessita.
            A participação no Natal Startup Weekend Education me permitiu grandes aprendizados. Vi-me em diferentes situações e olhares, sendo alguém que teve diversas expectativas satisfeitas. Aprendi sobre: educação empreendedora; construção de uma sociedade melhor e empreendedorismo. É por todos esses motivos que agradeço a oportunidade de participar do evento.


Julio Francisco Dantas de Rezende

terça-feira, novembro 18, 2014

A situação das praias de Natal




Nadar tem uma importância especial para mim, sendo fonte de muitas experiências, um momento de meditação. Gosto de nadar em mar aberto. Natal é um lugar muito bom de praticar a natação em mar aberto com bons lugares para praticar e boa temperatura. Gosto em especial da praia de Areia Preta.
No domingo 17 de novembro o mar estava belíssimo, um ímã que atraia-me. Nadei em um mar verde e infinito. Uma experiência única como sempre deve ser.
Hoje (18/11/14) em Areia Preta quando ia nadar novamente deparei-me com esgoto sendo derramado. Desanimei. Nadei, mas com aquela repulsa. Bem diferente do outro dia.
Mantive contato com a governadora, o prefeito e jornalistas via Twitter, indignado. O mar estava verde, mas havia poluição. É chegado a alta estação para o turismo e as autoridades públicas deveriam ter mais cuidado com as praias, principalmente a poluição. A praia é um entretenimento popular, barato, sendo uma excelente opção para toda a população.
A poluição além de um impacto econômico (à medida que prejudica o turismo) e social (aumento de doenças na população que frequenta as praias) é fundamentalmente uma ameaça ambiental tendo em vista a disseminação de mercurio e outros poluentes e metais pesados lançados no ecosistema marinho.
O litoral do Rio Grande do Norte registrou um excessivo número de mortes de golfinhos e tartarugas entre outros animais encontrados nas areias do litoral norte. Coincidência ou não em junho de 2014 houve um desmoramento no bairro de Mãe Luiza atingindo a praia de Areia Preta que lançou casas e esgotos morro abaixo contaminando o litoral potiguar.
Triste é perceber que a tragédia poderia ter sido evitada se o reparo de uma galeria fluvial tivesse sido concluída antes da chuva que caiu no final de semana de 13 a 15 de junho de 2014.

Analisando vários problemas como o lançamento de esgoto sem tratamento no Rio Potengi, a falta de fiscalização de redes de esgoto clandestinos, a falta de reparo das instalações de água e esgoto em Natal e outras cidades leva-se a identificar que o Governo do RN possui uma grande culpa na gestão hídrica através do mal funcionamento das ações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) acarreta poluição e doença.

Workshop Absolute Leader: 13 e 14 de dezembro

Palestra sobre inovação de Julio Rezende em Macau


Você sabe como seu filho usa o smartphone?


Você sabe como seu filho usa o smartphone? Nota-se na atualidade um cada vez maior acesso de consumidores aos smartphones. No contexto da família, o uso do smartphone se estende a todos. Jovens e crianças fazem um crescente uso e é sobre a forma como essa parcela da população o faz é que se apresenta este artigo com algumas recomendações.
Em tempo de Natal, o smartphone está na lista de compra de muitas pessoas e na relação de pedidos ao Papai Noel feita por muitas crianças.
É justificável o interesse pelos smartphone, principalmente por sua polivalência e sua grande multiutilidade: jogos, fotos, videos, redes sociais e é sobre a forma que ocorre o uso do smartphone que apresenta-se a pergunta-título deste artigo: você sabe como seu filho usa o smartphone?
Se você ainda não fez essa pergunta, deveria fazer. Pois o smartphone é uma porta aberta para uma nova realidade:  uma nova realidade que pode expor o adolescente e a criança a experiências psicológicas positivas e destruidoras ao mesmo tempo.
O bom uso do smartphone pode fazer o adolescente encontrar videos sobre ciência, educação, história, filosofia e construir um conhecimento que seja útil à vida pessoal, intelectual e profissional de um modo muito positivo. O uso da internet pode incentivar crianças e jovens a expor feitos criativos, proporcionando uma exposição que pode gerar reconhecimento público por algo positivo que tenha sido realizado.
Contudo, o contato com a internet pode também proporcionar que a criança e o adolescente se exponha indevidamente e inadequadamente, principalmente no que se refere ao sexo, quando algo que é do foro privado, é registrado por foto e vídeo e "cai na rede" de modo intencional ou acidental prejudicando a imagem e gerando consequencias sociais e psicológicas de dificil mensuração atual e futura para toda a família.
Em tempo de Whatsapp que circula-se com grande facilidade fotos e vídeos, os pais devem estar atentos a como as crianças têm realizado o uso dos smartphones, pois as crianças estão expostas cada vez mais cedo a conteúdo de caráter sexual o que pode prejudicar o amadurecimento psicológico proporcionando riscos sociais.
Um outro tema é a violência que também pode ser disseminada pela internet. É recorrente na televisão jovens registrarem brigas e as publicarem na rede e compartilham nos smartphones, sendo muitas vezes os videos de conteúdo sexual e violência serem utilizados para chantagear e obter vantagens por agentes criminosos junto à crianças e adolescentes.
A família deve estar viigilante e conversar com a criança sobre o cuidado que deve existir quanto ao uso dessas novas tecnologias antes de presenteá-lo com um smartphone. São grandes os perigos e uma atenção especial deve ser dada aos pais a este tema de modo a proteger seu filho.

Portanto, preocupa-me quando se incentiva que crianças usem smartphone e que os pais incentivem ou não tenham o cuidado de orientar seus filhos quanto ao uso dessas tecnologias. Em tempo de Natal examinem o que realmente é importante para a vida da criança/adolescente e quais são os valores mais importantes a serem dados e construídos na família.