quinta-feira, dezembro 11, 2014

Quem foi Manoel Dantas?



O conhecimento quanto a quem seja Manoel Dantas se mostra importante à medida que tramita-se o processo de fechamento da escola estadual que leva seu nome na cidade de Natal. Tido como certo o fechamento da escola, devido à justificativa de poucos alunos, mostra-se importante fazer-se justiça à memória de Manoel Dantas. Antes de tudo, Manoel Dantas foi meu bisavô. Isso diz muito sobre minha motivação em escrever este artigo.

Manoel Dantas, em todos os depoimentos que podem ser encontrados nos livros, artigos e na internet, o caracterizam como um visionário quanto ao futuro da cidade de Natal. Sua percepção era ampliada sobre os fenômenos sociais, econômicos, ambientais, políticos e culturais que transpassavam a história de Natal.

Algo emblemático na história de Manoel Dantas foi a realização de uma conferência intitulada "Natal daqui a 50 anos" realizada em 21 de março de 1909, no salão de honra do Palácio do Governo. O evento foi cobrado e o dinheiro arrecadado foi destinado em benefício de flagelados da seca.

Na conferência apresentou uma profunda preocupação ambiental quanto à necessidade de preservar os lençois freáticos da cidade de Natal e que caso não houvesse saneamento esses mananciais de água de excelente qualidade viriam a ser contaminados prejudicando as gerações futuras. Pode-se notar que a mais de 100 anos atrás a preocupação de Manoel Dantas é um tema atual hoje e o acidente ambiental não se conseguiu evitar havendo a contaminação dos mananciais aquíferos da cidade de Natal, prejudicando-se o abastecimento e a saúde da população.

Manoel Dantas previu o desenvolvimento do turismo na cidade a partir das suas variadas belezas naturais e seu lindo litoral e a criação da Via Costeira, embora com uma outra denominação. Imaginou também o desenvolvimento da Zona Norte de Natal. Previu a criação da TV que transmitiria imagens automaticamente e o telefone.

No seu tempo, Manoel Dantas foi um inovador sendo um dos primeiros fotográfos no Rio Grande do Norte. Registrou a cidade de Natal, os hábitos sociais, o desenvolvimento.

Manoel Dantas foi o sétimo intendente municipal de Natal, antiga denominação para o cargo de prefeito, no ano de 1924, ano esse que veio a facelecer sendo sucedido por Omar O'Grady na gestão da cidade.

O fechamento da Escola Estadual Manoel Dantas, além dos prejuízos aos estudantes matriculados, também prejudica ainda mais a história da cidade e assim o nome dos protagonistas da nossa história vai sendo apagada, numa sociedade sem história e sem valores. Mais um triste legado do Governo Estadual atual.


Demanda-se que repensem o fechamento da escola, pois possíveis dificuldades que a escola enfrenta não se resolvem com o fechamento, mas com criatividade e inovação. A escola estadual Manoel Dantas possui uma história que precisa ser respeitada.

Um comentário:

tici disse...

Estudei na Escola Dr. Manoel Dantas, na Alberto Maranhão, de 1971 a 1975. E fiquei no vizinho "Sebastião Fernandes" até 1978. Como geólogo e professor recebo com grande tristeza essa notícia do fechamento da escola. Sempre que vou a Natal, passo em frente. Lembro dos pés de cajá, coqueiros, mangueiras e goiabeiras que faziam a alegria na hora do recreio.
Quando a Prudente de Moraes ainda não era pavimentada, corríamos até o "mangueirão" para jogar uma bola. Lamentável fechar uma escola de tantas glórias no ensino.
Ticiano