segunda-feira, julho 16, 2007

Brasil é o 43º colocado em ranking mundial de TI

O Brasil ocupa o 43º lugar no ranking de competitividade de TI de um estudo realizado em 64 países em sete regiões pelo instituto inglês Economist Intelligence Unit juntamente com a BSA (Business Software Alliance). Embora esteja numa posição distante dos primeiros colocados, o Brasil aparece na frente dos outros emergentes que integram o bloco BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
A pesquisa avaliou o desenvolvimento da indústria, cultura de inovação, infra-estrutura tecnológica de ponta, regime legal robusto e suporte do governo. Os países com o maior número de atributos são, geralmente, berço de novas tecnologias e se beneficiam disso. Atualmente, quatro nações estão no topo da produtividade em TI: Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul e Reino Unido.
O estudo concluiu que poucas nações conseguem compensar fraquezas do mercado local: Índia e China são exemplos disso. Equilibram, por exemplo, as barreiras de idioma com os altos níveis de performance do mercado.
Outra constatação é de que no futuro haverá uma rivalidade entre os mercados emergentes Rússia, Brasil, Malásia e Vietnã, além de nações menores. O desenvolvimento de software e serviços para nichos específicos representarão o principal fator para alavancar a participação destes países no setor de TI.

Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=8402

Nenhum comentário: