sexta-feira, janeiro 14, 2011

Discurso de posse como Conselheiro e diretor de capacitação do CRA/RN – 13 de janeiro de 2011

Adm. Julio Francisco Dantas de Rezende
Boa noite a todos os presentes, administradores, amigos, familiares e colaboradores do Conselho Regional de Administração em 13 de janeiro de 2011.
É com prazer que represento todos os administradores que tomam posse hoje como novos conselheiros e diretores do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte.
Servir à profissão de administrador é a principal motivação de estar presente hoje neste momento. Espero dignificarmos a profissão e proporcionar o seu fortalecimento no limite e além daquilo que é considerado possível.
Nos últimos dias tenho pensado constantemente que ao administrador não é suficiente apenas a conclusão de um curso. Na verdade o conhecimento hoje serve como um combustível à atuação, empregabilidade e à sustentabilidade das organizações. Desse modo, mostra-se imperativo um permanente desenvolvimento através de um processo contínuo de qualificação.
Nesse sentido, percebemos que cabe ao Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte, além de fiscalizar os campos de atuação do administrador, uma responsabilidade em qualificar o administrador em áreas atuais e portadoras de futuro. Para este propósito o Conselho atuará através de parcerias públicas e privadas, sempre procurando identificar áreas que melhor gerem oportunidades de empreendedorismo e empregabilidade.
Estamos cientes que uma atuação responsável envolver o investimento em inovação e sustentabilidade. Nesse campo, comunicamos a realização de mais de 30 ações realizadas em 2010 entre palestras, workshops, lançamento de livros, encontros, congressos. A criatividade e a adaptação devem orientar as ações da nova gestão. Por exemplo, temos o Congresso de Gestão Pública registrou a presença de mais de 2000 pessoas em cada uma das suas edições em parceria com a Escola de Governo do RN da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos. As palestras “Cultura de Inovação e Sustentabilidade” em parceria com o Instituto de Inovação e Sustentabilidade foram assistidas por mais de 4000 pessoas.
Proativamente, em 2011, enfatizaremos parcerias com as instituições de ensino no sentido de realizar palestras e fóruns. A aproximação com o futuro profissional de administração é fundamental para dar novo ânimo à comunidade de profissionais registrados no Conselho Regional de Administração. Apenas a titulo de informação, de acordo com o MEC, 2009 registrou 1,1 milhão de matrículas nos cursos de administração no Brasil caracterizando o curso de administração como o de maior número de novos graduandos, o que registra o interesse pela formação profissional para o futuro e o desenvolvimento do país.
Os últimos anos têm registrado aceleradas mudanças no mundo organizacional. Reconhece-se, nesse cenário, que o administrador tem se confirmado como um importante agente na melhoria dos indicadores de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
A partir da formação técnica consistente, os administradores procuram dialogar o interesse das organizações, das pessoas e o ambiente, apresentando-se, assim, uma postura ética fundamental ao exercício da profissão.
A profissão de administrador merece todo o reconhecimento público da sociedade quando busca a melhoria de produtos e serviços, gerando experiências mais felizes associadas à orientação voltada a resultados.
É nesse sentido que registro um bom início de trabalho na nova gestão. Boa sorte à nova equipe.

Nenhum comentário: