sexta-feira, janeiro 14, 2011

Qual estado de consciência a sua organização deseja transmitir? por Julio F. D. Rezende

Qual estado de consciência a sua organização deseja transmitir? Deti-me com esse questionamento ao trabalhar justamente com isso em uma das organizações públicas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. 2011: novo governo. São essas circunstâncias uma oportunidade de passar uma nova mensagem. Esse status, essa nova personalidade é profundamente relacionada às pessoas que compõem esse grupo e a forma como a consciência de cada um se amolda em torno da formação de uma consciência coletiva organizacional, com características únicas.
A forma como esse grupo se forma apresentará uma profunda influência no tipo de estado de consciência que se estará transmitindo. Percebo também que é muito importante o processo de liderança que se irá empreender. A liderança nesse caso está baseada em conceitos, percepções, visões de mundo e intuições quanto ao que seja correto fazer, apesar de mais impreciso e difícil o esforço de delinear as ações em direção de um futuro inexistentes. Muitas vezes ajuda ter essas idéias no papel, registrá-las desse modo. Em um novo governo, ter um plano de governo pode ser um documento orientador para o comportamento a ser adotado.
Finalmente, percebo que o processo de transmitir um estado de conciência organizacional é resultado de um processo de diálogo interno, de alto reflexão, no sentido de identificar que nova cara é essa que a organização terá e a forma como a qual se criará empatia com os clientes com as quais se interage.

Nenhum comentário: