sexta-feira, janeiro 21, 2011

ONU diz que 2010 foi o ano mais quente da história

A OMM (Organização Meteorológica Mundial), ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), informou nesta quinta-feira (20), em Genebra, que 2010 entrou para a lista dos anos mais quentes de que se tem registro, empatando com 2005 e 1998, o que confirma uma tendência "significativa" de aquecimento do planeta no longo prazo e aumenta a possibilidade de que os desastres naturais aumentem em intensidade e frequência.

A temperatura global observada no ano passado foi 0,53ºC superior à registrada em um período de referência adotado pela instituição científica, que vai de 1961 a 1990.
Os dez anos mais quentes desde que existem estatísticas a respeito ocorreram a partir de 1998, disse o diretor-geral da OMM, Michel Jarraud. Ele afirmou que o aquecimento global é um fato que ninguém mais pode negar e que a novidade é sua clara tendência a se reforçar ano a ano.
O resultado confirma as avaliações preliminares baseadas em um período de dez meses e que foram apresentadas na reunião mundial sobre o clima de dezembro.
A tendência também contribuiu para um derretimento ainda maior do gelo no Oceano Ártico – as geleiras caíram a níveis recorde em dezembro.


Nenhum comentário: