quarta-feira, março 25, 2020

Como sobreviver, trabalhar e ter renda no período de coronavírus? - Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende (UFRN/FAPERN)



Estamos considerando que nesse período de quarentena do coronavírus as pessoas estão realizando as suas atividades em regime de home office, ou como alguns preferem chamar de teletrabalho.
Como sobreviver, trabalhar e ter renda no período de coronavírus? Segue algumas sugestões.
Para pessoas que possuem ocupações formais:
1 - Disciplinar-se para a realização do home office;
2 - Planejamento de curto, médio e longo prazo;
3 - Avaliar ações de relacionamento com clientes;
4 - Agendar reuniões com clientes;
5 - Fazer uso do Whatsapp para dar encaminhamentos entre os membros da equipe;
6 - Marcar reuniões virtuais com a equipe com pauta pontual de assuntos a serem tratados;
7 - Considerar tempos off line, no qual membros das equipes possam construir documentos, relatórios, comunicações diversas que sejam úteis e de orientação ao funcionamento da empresa e de colaboração com clientes.
Para profissionais liberais e autônomos, as sugestões anteriores são válidas e complemento: podem criar e atualizar um blog com compartilhamento de informações úteis associadas com serviços e produtos que podem ser ofertados.
Esse é antes de tudo uma época de trabalho emocional, de lidar com a ansiedade, pois a todo momento estão chegando notícias e também fake news que podem atrapalhar nosso foco e nos fazer consumir muitas horas que poderiam estar sendo utilizadas de modo produtivo. Enquanto metodologia, quando trabalho e escrevo, gosto de colocar uma música no computador que auxilie a me concentrar. 
O Whatsapp é um grande vilão de perda de produtividade, quando não utilizado para contactar colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Nesse sentido, para aqueles que dependem do Whatsapp, deixem o telefone configurado para não apresentar as notificações e procurem se disciplinar a examinar as mensagens com uma frequência menor, talvez a cada 20 ou 30 minutos. Eu sei que é difícil! Se alguém procurar contactá-los nesse intervalo, e seja um caso realmente importante, orientem que faça uma chamada direta.
O fim do período de quarentena pode gerar oportunidades para novos negócios ao retomar o crescimento da economia. Este é um momento para examinar modelos de negócio; fazer consultas e ter opinião de outras pessoas. Provavelmente hoje as pessoas estão com mais tempo e flexibilidade para colaborarem com o outro. 
É um tempo de desenvolver novas competências, talvez em áreas diferentes. Normalmente quando acesso a internet vejo propaganda do MasterClass.com com profissionais em diferentes áreas do conhecimento e entretenimento e penso que é hora de identificarmos novas formas de escrevermos nossa história.

www.juliorezende.blogspot.com

Nenhum comentário: