sexta-feira, março 27, 2020

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo! – por prof. Julio Francisco Dantas de Rezende

ARTIGO
O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo! – por prof. Julio Francisco Dantas de Rezende



O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo! O coronavírus e sua exigência de quarentena e isolamento exigiu que aprendêssemos muito rápido a aprender a trabalhar à distância. Com o coronavírus, milhões de pessoas se viram obrigadas a se adaptarem ao teletrabalho. Este é o tempo de headphones e headsets nos home offices, de fazermos uso desses equipamentos e as câmeras de computadores e smartphones para realizarmos reuniões à distância e teleconferências com outros colegas de organização, parceiros de negócio e clientes.
Antes o teletrabalho era parte da vida de algumas categorias profissionais. Hoje, com quarentena e isolamento, o teletrabalho está na vida de quase todos os trabalhadores, mesmo que seja parcialmente. Veja o feirante. Hoje parte de seu trabalho é no telefone: conversando com consumidores; explicando suas ofertas; fazendo nota de pedidos; vendo rotas de entrega no aplicativo; contactando uma cooperativa de motos; acionando o aplicativo do banco para ver o saldo. O teletrabalho e as tecnologias de comunicação e informação, que dão suporte a isso, farão parte da nossa vida de modo irreversível.
Muitos são os pesquisadores que pensaram sobre o futuro do trabalho. Aqui destaco 3: Alvin Tofler no livro Choque do Futuro de 1970, Jeremy Rifkin em O Fim do Emprego (1995) e mais recentemente em 2018 pelo pensador israelense Yuval Noah Harari em 21 lições para o século 21. Harari apresenta breve análise sobre o futuro do trabalho em: https://www.youtube.com/watch?v=KFo8D3TF0j0
O coronavírus trouxe grandes lições. Percebemos que é possível viver e realizar grande parte das nossas atividades à distância. Isso traz impactos na infraestruturas dos negócios. Não seria necessário grandes prédios, muitos bureaus, se parte da força de trabalho pode trabalhar em casa. 
Nosso impacto no meio ambiente é também menor. Com o coronavírus e as pessoas em teletrabalho há menor circulação de veículos particulares e em muitas cidades a qualidade do ar melhorou significativamente. O coronavírus revela a importância do desenvolvimento sustentável.
No campo das psicológico e das relações humanas, o coronavírus trouxe uma percepção de finitudes de nossas vidas, pelo menos na minha experiência pessoal. Penso sobre a importância e a emergência de tirar aquele projeto do papel ou de fazer coisas que realmente faça sentido para mim e minha família, de valorizar os momentos de contato familiar. Muitos se tornarão mais humildes e mais motivados para maiores níveis de colaboração. 
Faz parte da responsabilidade dos administradores que pensam essas novas formas de configuração organizacional orientarem essa nova forma de trabalho.

Julio Francisco Dantas de Rezende é administrador, psicólogo, professor da UFRN e diretor da FAPERN.

www.juliorezende.blogspot.com

Nenhum comentário: