quinta-feira, março 26, 2020

Impacto do coronavírus no setor de serviços e possibilidades de crédito no RN. por Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende (UFRN/ FAPERN)


ARTIGO
Impacto do coronavírus no setor de serviços e possibilidades de crédito no RN.
Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende (UFRN/ FAPERN)

Este é o momento do fim de muitas empresas que não possuem reservas para transpassar o período da crise do coronavírus, que trará severos impactos na economia. É necessário encontrar soluções para essas empresas, ou medidas que mitiguem os impactos empresariais.
De acordo com estudo do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, em fevereiro, antes da crise do coronavírus se intensificar, apenas 11% das micro e pequenas indústrias tinham recursos suficientes de capital de giro. Isso significa que as poucas reservas serão consumidas durante o período da quarentena.
Natal é uma economia baseada em serviços, muitos dos negócios são voltados ao turismo. Em Natal, muitos bares e restaurantes estão sofrendo com o momento atual, porque a grande maioria possui poucas economias, ou até nenhuma. Isso é um problema em várias cidades.
No caso dos restaurantes, esses poderiam realizar a entrega domiciliar dos produtos do seu cardápio. Muitos sofrerão, pois não possuem informações sobre seus clientes e não aproveitaram para fazer um cadastro de clientes. Eu tenho recebido poucos e-mails ou mensagens de Whatsapp de empresas de Natal ofertando produtos e serviços. Há um mercado adormecido aí. 
Observando a empresa enquanto um organismo vivo, analogia proposta por Gareth Morgan no livro Imagens da Organização, a sugestão é que os gestores coloquem suas empresas (vistas enquanto organismos vivos) em um estado de dormência e hibernação durante o período da quarentena do coronavírus, mantendo a circulação sanguínea e respiratória. O que isso significa? Realizar os pagamentos necessários diversos à operação do negócio; manter as instalações; garantir a sua segurança patrimonial e ver possibilidades de manter a comunicação com clientes virtualmente.
Empresas que desenvolveram estratégias para estar mais presentes nas redes sociais utilizando Instagram, Facebook e Twitter podem manter uma comunicação com o cliente e ver novas possibilidades de relacionamento e geração de novas vendas.
Em minha pesquisa de doutorado sobre sustentabilidade, a comunicação era vista como um dos indicadores de sustentabilidade econômica das empresas. Os gestores que não tiveram atenção com a criação de uma base de dados dos clientes, paciência. Fica o aprendizado.
Em Natal, o Hotel Ocean Palace Beach Resort parou suas operações temporariamente no mês de março, com uma estimativa de prejuízo mensal de R$ 400 mil. Medida percebida como alarmista, foi posteriormente compreendida como a decisão mais acertada. O prejuízo nesse caso será bancado com reservas próprias ou financiamento e recuperados em um período posterior.
O Governo Federal, em especial o Ministério da Economia, pode ser criminoso caso cruze os braços e não provenha condições de crédito especiais para este período de paralização das atividade empresarial. Isso é uma medida para preservar empregos e CNPJs.
O apoio às micro e pequenas empresas deve ocorrer através da orientação ao sistema financeiro para que eles observem a possibilidade de novas linhas de financiamento, assim como carência da amortização durante o período da quarentena.
No Rio Grande do Norte, através da articulação do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do SEBRAE-RN, que possui em sua composição o setor produtivo, uma articulação foi feita junto ao Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste e Agência de Fomento do RN-AGN para que fossem apresentadas condições favoráveis de financiamento ao empreendedor.  Uma das ações do SEBRAE-RN foi a organização de um painel CORONAVÍRUS: Como obter novas linhas de crédito. O evento transmitido pela internet teve a presença das referidas instituições financeiras que detalharam várias novas possibilidades de financiamento. O evento foi transmitido no dia 26/03/2020. Mais de 100 pessoas estiveram on line assistindo. O registro do evento encontra-se no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1-JIdnusUTw&feature=youtu.be.
No RN, os bancos mantiveram suas operações virtualmente. Durante os últimos anos os bancos investiram em tecnologias de virtualização, realizando contato com clientes através de aplicativo, mensagem, whatsapp, telefone e e-mail. Isso permite que os Bancos realizem atendimento e fechem novas operações de crédito aos empresários. O Banco do Nordeste em março já teve operações no valor 25 milhões de reais contando com recursos do FNE. O Banco do Brasil possui carência de amortizações de até 60-90 dias, o que dá um alívio no período.
É importante a preservação dos CNPJs. É um momento em que muitas empresas serão obrigadas a demitir, infelizmente. Deve haver iniciativas de socorro aos desempregados, aos autônomos e de recuperação econômica por parte do governo federal. A oferta de novos empregos ocorrerá em um momento de recuperação econômica. 

Nenhum comentário: