terça-feira, setembro 22, 2009

Dia Mundial sem Carro - 22 de setembro de 2009

Hoje foi comemorado mundialmente o Dia Mundial Sem Carro. Em lugares como São paulo está sendo organizado bicicletadas. Isto é, um movimento de muita gente saindo à rua organizado, protestando, se entretendo, fazendo exercício.

Meios de comunicação como a CBN e O Globo deram atenção ao movimento que está acontecendo em 40 diferentes países.

Políticos de Rio de Janeiro e São Paulo andaram de ônibus dando uma demonstração simbólica que é necessário a fazer algo diferente. Em cidades como Curitiba, o trânsito ficou pior com o aumento da quantidade de ônibus em circulação.

Em Natal, o movimento passou desapercebido. O trânsito está sempre pior a cada dia.

Melhorar o trãnsito é um grande desafio em um país como o Brasil. Um movimento como o Dia Mundial sem Carro parece uma caricatura, pois quem é o indivíduo que possui carro que deixará o seu em casa para fazer uso de um ônibus mal mantido, inseguro, sujo, com horários irregulares? Se falarmos ainda em ir ao trabalho de bicicleta, poderia ser uma alternativa interessante, caso o trânsito de carros, ônibus e caminhões não fosse tão agressivo e existissem investimentos em ciclovias.

É errôneo acreditar que o problema será resolvido diminuindo a quantidade de veículos. O buraco é mais embaixo. É importante existir um PAC para o transporte público, na verdade uma reconceituação do modo como o transporte público está acontecendo. Seria importante boas alternativas de transporte público como metrôs, trens leves de superfície, ciclovias e coisas do tipo. No caso da cidade de Natal, deveríamos ter avenidas mais largas, desapropriações, acessibilidade e um bom sistema de transporte público, seja baseado em ônibus ou trens.

Nenhum comentário: