quinta-feira, setembro 24, 2009

Presidente da Fapern propõe criação da Lei de Inovação Tecnológica do RN

Presidente da Fapern propõe criação da Lei de Inovação Tecnológica do RN

A presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Isaura Rosado, solicitou, no dia 17, à governadora do Estado, Wilma de Faria, a criação da lei estadual de Inovação Tecnológica e de uma Secretaria de Ciência e Tecnologia. O pedido foi feito em Natal (RN), durante a solenidade de concessão, pelo governo estadual, de 115 apoios e bolsas a empresários e a pesquisadores. A presidente apresentou, em seu discurso, os quantitativos dos recursos destinados a projetos a serem apoiados pelo governo na área da pesquisa científica e tecnológica.

"É gratificante investir em ciência e tecnologia quando a gente observa de perto os resultados positivos alcançados pelos pesquisadores e pelos empresários financiados através dos nossos programas de incentivo", disse a governadora, após assistir a depoimentos de representantes de empresas beneficiadas pelos editais da Fapern.

Durante a cerimônia, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Carlos Chesmann, e o empresário Sérgio Costa, contemplados pelo primeiro edital do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe), deram depoimentos sobre os resultados de suas pesquisas. O primeiro criou uma mini-adega com um sistema inovador de refrigeração. O invento será comercializado por uma rede de supermercados local. Sérgio Costa investiu em pesquisa para a empresa Raros, de óleos essenciais, alcançando resultados surpreendentes com o público.

A Fapern é associada à ABIPTI.

Informações sobre as ações da Fapern podem ser obtidas no site www.fapern.rn.gov.br.
(Com informações da Fapern)

Nenhum comentário: