quinta-feira, setembro 24, 2009

Programa Minas Digital irá beneficiar 200 municípios no Estado

Programa Minas Digital irá beneficiar 200 municípios no Estado

No dia 18, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, lançou o programa Minas Digital, que levará internet de alta velocidade para mais de 200 municípios do Estado que contam com até 20 mil habitantes. Inicialmente, o programa será implantado em dez municípios. O investimento no programa, nesse começo, será de R$ 1 milhão.

A primeira inauguração aconteceu no dia 19, no município de Maravilhas, região Central. Nos próximos 30 dias, o serviço estará instalado em todas as outras nove cidades que compõem o projeto piloto, que são Itumirim, Ribeirão Vermelho, Antônio Dias, Fama, Prudente de Moraes, São Sebastião da Bela Vista, Iguatama, Queluzito e Casa Grande.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alberto Portugal, cerca de 350 municípios ainda não têm banda larga, nessa faixa abaixo de 20 mil habitantes. O custo de implantação em cada município, segundo o secretário, gira em torno de R$ 100 mil.

Em contrapartida ao investimento do Estado, caberá às prefeituras municipais, criar e manter espaços gratuitos de inclusão digital, como os telecentros, além de implementar ações do Projeto Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (TEIA), da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectes).

Já a empresa provedora contratada pela prefeitura terá a obrigação de reservar 10% do que arrecadar nas cidades a um fundo. Esses recursos serão utilizados para financiar a ampliação da rede de cobertura de banda larga, por exemplo, em distritos ou povoados rurais.

Para conhecer as ações da Sectes acesse o site www.tecnologia.mg.gov.br.
(Com informações da Sectes)

Nenhum comentário: